Japonesa Toyo compra 50% da Setal Óleo e Gás

A japonesa Toyo e a brasileira Setal Óleo e Gás (SOG) devem anunciar amanhã um acordo para atuar juntas no setor de petróleo, incluindo refino, petroquímica e atividades de construção marítima. A associação vai resultar na criação de uma nova empresa, a TS Participações S.A., com sede em São Paulo. A parceria foi possível a partir da compra de 50% da SOG pela Toyo.
 
O Valor apurou que a SOG vinha procurando um sócio para poder crescer no mercado brasileiro de óleo e gás, cuja demanda está aquecida. As duas empresas devem começar a operar juntas a partir de junho. A sociedade terá administração conjunta e o controle será compartilhado.
 
A Toyo e a SOG já fizeram trabalhos conjuntos na área de refino no Brasil e eram parceiras comerciais antes de se tornarem sócias. Agora, entre as oportunidades em perspectiva para a TS Participações, estão projetos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Outro dos projetos da nova empresa será o desenvolvimento da Estaleiros do Brasil (EBR), empreendimento que a SOG já vinha tentando implementar em São José do Norte, no litoral sul do Rio Grande do Sul. O projeto prevê investimentos de mais de R$ 1 bilhão para instalar um estaleiro no local com capacidade de processar 110 mil toneladas de aço por ano. O estaleiro está focado na construção de plataformas e de navios de apoio às atividades da indústria de petróleo e gás.
 
(Francisco Góes | Valor)

+ posts

Share this post