Japoneses e sul-coreanos compram 15% da CBMM por US$ 1,8 bilhão

SÃO PAULO – Um consórcio de empresas do Japão e Coreia do Sul, privadas e governamentais, vai comprar 15% da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), controlada pela Brasil Warrants, empresa de participações da família Moreira Salles.

A CBMM é a maior produtora de nióbio do mundo. O valor do negócio é de US$ 1,8 bilhão, segundo a agência de notícias japonesa Nikkei. O líder da transação do lado da CBMM foi o Deutsche Bank. Procurada, a empresa não quis se pronunciar.

Com sede em Araxá, Minas Gerais, a CBMM  é a maior exportadora de nióbio do mundo. O nióbio é usado na indústria siderúrgica – para a produção desde aço inoxidável a semicondutores – em oleodutos e em gasodutos.

Os outros investidores na CBMM são JFE, JFE Steel, a trading Sojitz Corp, assim como instituições do governo do Japão e da Coreia, segundo a agência japonesa Nikkei. Vão participar a Japan Oil, Gas and Metals National Corp. (Jogmec) e o serviço de fundos de pensão na Coreia do Sul. Os japoneses vão ficar com cerca de 10% da empresa e os sul-coreanos, com 5%. A assinatura do negócio acontece hoje.

Para captar recursos para investimentos, segundo apurou o Valor, a CBMM chegou a pensar em fazer uma emissão inicial de ações (IPO). A Nippon Steel, a Posco e o resto das empresas no Japão e na Coreia do Sul vão receber em troca da participação uma porção da produção de nióbio compatível com o investimento deles.

(Cristiane Perini Lucchesi | Valor, com agências internacionais)

+ posts

Share this post