J&J avalia venda de unidade de diagnósticos

A Johnson & Johnson pode vender ou segregar seu negócio de diagnóstico, que movimenta 2 bilhões de dólares por ano, disse a companhia nesta terça-feira, após a divulgação de seus resultados trimestrais.

A empresa diversificada de produtos de saúde disse que pode vender a unidade Ortho Clinical Diagnostics –cujos produtos incluem equipamentos para laboratórios de diagnósticos e análise de transfusão de sangue– ou transformá-la em uma companhia independente.

A decisão acontece após companhias farmacêuticas terem se desfeito de negócios e cortado custos devido a controles internacionais de preços e pressões sobre pagamentos de seguradoras e do governo.

A Pfizer, por exemplo, está separando seu negócio de produtos para saúde animal, e a Abbott Laboratories fez o mesmo com sua unidade de medicamentos.

A J&J, que divulgou nesta terça-feira resultados do quarto trimestre melhores do que o esperado pelo mercado, informou estar em um estágio preliminar de análise das opções sobre o que fazer com a unidade.

RESULTADOS

A empresa apresentou lucro líquido de 2,6 bilhões de dólares, ou 0,91 dólar por ação, ante 218 milhões de dólares no mesmo período de 2011, quando teve gasto não recorrente de 3 bilhões de dólares, incluindo 800 milhões de dólares com custos relacionados ao recall de equipamentos defeituosos fabricados por sua unidade Depuy.

A J&J informou ter tido um custo extra de 800 milhões de dólares neste último trimestre, relacionados a defeitos em próteses de quadril.

Excluindo itens especiais, a J&J teve lucro de 1,19 dólar por ação. A previsão de analistas era de 1,17 dólar por ação.

As receitas globais da companhia totalizaram 17,56 bilhões de dólares, abaixo das previsões de analistas, que projetavam 17,7 bilhões de dólares.

As vendas de remédios sob prescrição cresceram 7 por cento no trimestre, para 6,52 bilhões de dólares, ajudadas por fortes vendas de produtos para artrite, psoríase e HIV. As vendas de aparelhos médicos cresceram quase 14 por cento, a 7,38 bilhões de dólares, em parte devido à aquisição da fabricante de equipamentos contra traumas Synthes.

A J&J previu que terá em 2013, excluindo itens não recorrentes, de 5,35 dólares a 5,45 dólares por ação. A previsão de analistas era de 5,49 dólares por ação, de acordo com o serviço Thomson Reuters I/B/E/S.

(Ransdell Pierson | Reuters)

+ posts

Share this post