Kroton e Anhanguera Educacional anunciam fusão

As empresas de educação Kroton e Anhanguera, do setor de educação, celebraram acordo de associação, segundo fato relevante divulgado na manhã de hoje.

A combinação se dará mediante a incorporação de ações da Anhanguera pela Kroton. A relação de troca será de 1,364 ações ordinárias da Kroton para cada ON da Anhanguera. Essa proporção considerou a média do preço das ações das companhias ponderada pelo volume financeiro dos últimos 30 pregões.

Após a operação, o controle das empresas será mantido disperso, e as ações da companhia combinada pertencerão aos acionistas da Anhanguera (42,52%) e da Kroton (57,48%).

Para a incorporação, serão emitidas 198,8 milhões de novas ações da Kroton. A nova empresa seguirá listada no Novo Mercado da BM&FBovespa, e a expectativa das empresas é que a associação resulte em uma companhia com elevado nível de liquidez.

O conselho de administração ficará com 13 membros, sendo que  Gabriel Mário Rodrigues será eleito presidente do colegiado e Ricardo Leonel Scavazza será indicado como membro. Rodrigues é hoje o presidente do conselho da Anhanguera e Scavazza é o presidente-executivo da empresa.

O comando da nova companhia ficará com o atual presidente da Kroton, Rodrigo Calvo Galindo. Ele será eleito presidente-executivo da empresa resultante da associação.

Os investidores que discordarem da operação, que sejam titulares de ações no dia 23 de abril e que mantenham suas ações até a data do exercício do direito de recesso, poderão retirar-se das companhias, mediante o reembolso de suas ações pelo valor patrimonial contábil.

As companhias tiveram, conjuntamente, R$ 4,3 bilhões de receita bruta em 2012 e possuem mais de 800 unidades de ensino superior e 810 escolas associadas distribuídas por todos os Estados brasileiros. O valor de mercado das companhias é próximo de R$ 12 bilhões.

A consumação da associação dependerá da prévia apreciação e aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Uma teleconferência será realizada hoje às 10h30 para detalhar o acordo entre as companhias.

(Daniela Meibak | Valor)

+ posts

Share this post