Leão Ambiental negocia venda para ampliar atuação pelo Brasil

A Leão Ambiental, que presta serviços de coleta de lixo para a Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) num contrato em R$ 32,4 milhões, negocia a sua venda com objetivo de expansão para outros estados.

Conforme divulgado ontem pela Folha na coluna de Mônica Bergamo, a empresa de Ribeirão deverá ser incorporada nos próximos dias por uma gigante do setor.

A assessoria de imprensa da Leão Ambiental foi procurada e confirmou que houve “sondagens típicas de mercado”, mas que ainda não há negócio fechado.

Segundo apurado pela reportagem, no entanto, a empresa já teria sido comprada pela Estre Ambiental, grande empresa de gestão ambiental presente em quatro estados brasileiros, além da Argentina e Colômbia.

Questionada, a assessoria de imprensa da Estre informou que a empresa não irá se manifestar sobre o assunto.

 A Estre e a Leão Ambiental são sócias no CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) de Guatapará (297 km de SP), responsável pelo tratamento e disposição final de resíduos sólidos.

De acordo com a Leão Ambiental, a procura de interessadas pela compra aconteceu após a portuguesa Mota-Engil adquirir 50% do capital social do grupo Geo Vision Soluções Ambientais e Energia, da qual faz parte.

Em abril deste ano, a Leão Ambiental, que atua em Ribeirão desde 1999, venceu novamente a licitação da limpeza urbana na cidade.

O contrato é válido por 12 meses ou até que a conclusão da PPP (Parceria Público-Privada) para o setor.

Em 2008, a administração prorrogou, sem licitação, o contrato da coleta do lixo com a empresa.

O contrato original foi assinado em 2006 – no ano anterior, vieram à tona denúncias de fraude em contratos de quatro cidades da região, na suposta “Máfia do Lixo”.

De acordo com a Promotoria, a empresa repassava cerca de R$ 50 mil mensais ao PT, o que é negado pelo partido e pela empresa.

(Gabriela Yamada | Folha)

+ posts

Share this post