LG vai construir fábrica de módulos de TV de LCD no Brasil

A sul-coreana LG Electronics anunciou que vai começar a produzir seus próprios módulos de televisão, um componente importante dos gabinetes de TV com tela de cristal líquido (LCD, na sigla em inglês), em três países, sendo a primeira fábrica no Brasil. A companhia informou que também vai fabricar os módulos no México e na Polônia, países nos quais ela já tem fábricas de TV com LCD, buscando reduzir custos e tirar proveito de isenções tributárias locais.

Atualmente, a LG Display é a principal fornecedora de módulos de televisão da LG Electronics. Ambas são subsidiárias do LG Group, quarto maior conglomerado sul-coreano em ativos. A LG Display tem três fábricas de módulos de TV, na Coreia do Sul, na Polônia e na China.

A LG Electronics não revelou o volume de investimentos para as unidades planejadas. Em Manaus, onde a LG Electronics opera uma fábrica de TV de LCD, o imposto sobre os módulos de TV importados é de 18%, mas a alíquota sobre os módulos montados nas fábricas locais é bem menor, disse a empresa. "É por isso que a companhia decidiu fazer incursões no Brasil para construir sua primeira fábrica global de módulos", informou a porta-voz da LG Electronics, Seye Im.

Os contratos com seus fornecedores na Coreia do Sul, onde a LG Electronics não tem fábricas de módulos, serão mantidos, disse a companhia, sem identificar nenhum outro fornecedor além da LG Display.

(Hélio Barboza l da Agência Estado)

+ posts

Share this post