Lobão confirma negociações entre Galp e Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou há pouco as negociações entre a petrolífera portuguesa Galp e a Petrobras. " Eles querem vender uma parte para a Petrobras " , disse Lobão, informando ainda que as conversas não são recentes.

Recentemente, a estatal brasileira não negou, mas também não confirmou interesse na compra dos 33,34% detidos pela italiana Eni no capital da Galp.

A negociação esbarra em algumas questões técnicas, como o direito de preferência dos atuais sócios, que vale até 2013, sendo que, até o fim de 2010, nenhum deles pode vender ou comprar mais ações.

A partir de 2011 e até 2013, os sócios só podem vender suas ações em bloco, oferecendo a parte de um para o outro. A estatal brasileira estaria interessada na distribuição de combustíveis e refino na Europa.

O ministro, porém, tratou a associação entre as duas empresas como uma " possibilidade " .

A Galp atua em conjunto com a Petrobras em quatro blocos no pré-sal da bacia de Santos: Tupi (10%), Júpiter (20%), Bem-Te-Vi (10%) e Caramba (20%), sendo o restante das parcerias em blocos terrestres de bacias maduras.

(Azelma Rodrigues | Valor)

 

 

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.