Lopes reage e compra 55% da Local por R$ 26 milhões

SÃO PAULO – Um dia após o anúncio da compra de uma imobiliária em Curitiba pela BR Brokers, a concorrente direta Lopes anunciou a aquisição da Local, uma das maiores empresas de vendas de imóveis de São Paulo. O aquecimento do mercado imobiliário está refletindo diretamente na aquisição de imobiliárias em diversas cidades pelas duas grandes e abertas: Lopes e BR Brokers.

A Lopes pagou R$ 25,6 milhões por 55% da Local. Foram desembolsados R$ 10 milhões e os outros R$ 15,6 milhões serão pagos em quatro anos e o pagamento está atrelado a metas de lucro líquido e geração de financiamentos. É a sexta aquisição da Lopes este ano e a maior já feita em São Paulo – as outras três foram VNC Maber, e Plus. É a terceira maior aquisição em valor, depois da Patrimóvel, do Rio de Janeiro e Royal, de Brasília. Ao todo, desde 2007, a Lopes já fez 12 aquisições. A concorrente BR Brokers surgiu da união de 16 imobiliárias e depois comprou outras onze, uma apenas este ano.

Com 37 anos de atuação, a Local é totalmente voltada ao mercado de imóveis usados. "A aquisição é estratégica para a Lopes, pois nos coloca na liderança do mercado de usados na cidade de São Paulo", afirma Marcelo Leone, diretor de Relações com Investidores da Lopes. A cidade de São Paulo tem outras imobiliárias maiores que continuam independentes, como Fernandez Mera e Coelho da Fonseca, que também operam em lançamentos.

Apesar dos esforços da Lopes para acelerar aquisições de imobiliárias ativas na venda de usados, a BR Brokers é líder nesse mercado. Cerca de 15% das vendas estão em usados e 85% em lançamentos. A Lopes não abre esses números, mas diz que representa mais de 90%. No quarto trimestre de 2008, criou uma marca para imóveis usados, a Pronto!, que possui 47 lojas, mas não abriu nenhuma este ano.

"Temos uma posição consolidada em lançamentos, o grande canal de crescimento está no mercado secundário, de usados", diz Leone. Como a Patrimóvel é forte em lançamentos, que respondem por cerca de 90% das vendas, recentemente, a empresa lançou a Patrimóvel Pronto! para ampliar a atuação nesse segmento no Rio.

Com cinco lojas em São Paulo e uma em Alphaville, a Local tem expectativa de vendas de R$ 700 milhões em 2010. Em agosto do ano passado, a Local criou uma divisão especializada na venda de imóveis comerciais, a Local Business, e fechou uma parceria com a BM Sua Casa, empresa de crédito imobiliário para pessoas físicas do grupo Brazilian Capital. Segundo Leone, com a venda para a Lopes, a parceria com a BM Sua Casa foi desfeita e a Credipronto – joint venture entre Itaú e Lopes – terá exclusividade no financiamento dos imóveis vendidos pela Local.

Todas as imobiliárias adquiridas são importantes geradoras de financiamento para a Credipronto, joint venture entre a Lopes e o Banco Itaú. No terceiro trimestre, a Credipronto gerou R$ 154 milhões de financiamentos imobiliários.

A Lopes aproveitou a janela de oportunidades no mercado acionário e um pouco depois de encerrada a oferta da Petrobras, fez uma oferta de ações. Em outubro, a companhia captou R$ 207 milhões para investir no crescimento, via aquisições. Na época, a empresa já estava negociando com quatro imobiliárias. Uma delas, segundo Leone, era a Local. Por pelo menos mais um ano, a empresa continua nesse ritmo de aquisições, diz.

(Daniela D”Ambrosio | Valor)

 

 

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