Lucro do BTG Pactual mais do que dobra no 2o tri, para R$822 mi

O banco BTG Pactual apresentou nesta quinta-feira lucro líquido de 822 milhões de reais para o segundo trimestre, mais do que dobrando o ganho de 310 milhões de reais obtido um ano antes.

Em relação aos três primeiros meses deste ano, o lucro aumentou 4,6 por cento.

O número ficou bem acima da média de cinco estimativas obtidas pela Reuters, que apontava lucro de 586 milhões de reais para a companhia.

O resultado foi beneficiado principalmente pelos investimentos proprietários, que somaram 687 milhões de reais no período, contra apenas 22 milhões um ano antes. As operações de banco de investimento representaram 129 milhões de reais.

A instituição comandada por André Esteves apurou receita total de 1,637 bilhão de reais entre abril e junho, bem acima dos 749 milhões vistos em igual intervalo de 2011.

Os ativos totais somaram 136,9 milhões de reais ao final de junho, alta de 2 por cento sobre o trimestre imediatamente anterior, enquanto o retorno sobre patrimônio foi de 30,4 por cento.

Em contrapartida, as despesas operacionais também aumentaram, saltando de 320 milhões de reais no segundo trimestre do ano passado para 732 milhões de reais nos três meses até junho.

Dentro dessa linha, pesaram as despesas administrativas, que subiram de 85 milhões para 150 milhões de reais em 12 meses, refletindo efeitos decorrentes da oferta pública inicial (IPO, em inglês) da instituição.

A carteira de empréstimos do banco atingiu 5,552 bilhões de reais no final do primeiro semestre.

O BTG anunciou ainda João Marcello Dantas Leite como novo diretor de Relação com Investidores, em substituição a Marcelo Kalim, que seguirá como membro do Conselho de Administração.

(Vivian Pereira | Reuters)

Website | + posts

Share this post