Maio foi o melhor mês de fusões e aquisições dos últimos 18 meses

Em maio o país registrou 86 operações de fusões e aquisições, o maior número desde dezembro de 2010 e o segundo melhor desempenho da história, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira (26) pela Pricewaterhouse Coopers. No acumulado do ano, já chegamos a 327 transações, volume 3% superior ao apurado em 2011.

Segundo a auditoria, o resultado foi impulsionado pela lei 12.529/11, que alterou as normas de análise e aprovação das negociações a partir de 29 de maio. Nas duas últimas semanas do mês, foram divulgadas 56 transações – apenas nos três dias que antecederam a implementação da lei, foram anunciadas 30 operações.
“A mudança na legislação foi o principal motivo do saldo recorde, já que fez as empresas anteciparem o anúncio de fusões, para escapar das novas regras”, afirmou a PwC em relatório.

O setor de tecnologia da informação foi o principal alvo de investimentos este ano, repetindo a liderança do ranking de 2011. De janeiro a maio, foram realizadas 43 operações de fusão e aquisição, uma alta de 10,2% sobre o mesmo período do ano passado.
Outros segmentos de destaque foram o de logística, varejo e serviços públicos, que registraram 35, 29 e 27 transações, respectivamente.
Capital estrangeiro
O relatório também constatou o crescimento do capital estrangeiro nas compras de participação, seja minoritária ou controladora. Investidores de fora estiveram presentes em 125 transações, volume 19% superior ao registrado em 2011. Os brasileiros, por outro lado, encabeçaram 162 negócios, ou 56% das operações – mesmo patamar do ano passado.

As aquisições de controle continuam predominantes como modelo de negócio, somando 51% das negociações anunciadas. Já as compras de participação representam 37% e as joint-ventures acumulam 10% das operações. Fusões e incorporações acumulam 1% dos contratos cada.

(Ana Carolina Cortez | Info Money)

Website | + posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *