MAN e Scania admitem negociação para fusão

A fabricante de caminhões alemã MAN e a sueca Scania estão negociando uma possível fusão de suas operações, anunciou a Scania ontem. Ambas afirmaram que nenhuma decisão foi tomada até o momento, reagindo a informações na mídia de que a Volkswagen, que detém participação nas duas montadoras, estaria buscando uma nova estratégia para seu negócio com caminhões.

Jornais europeus publicaram que a Volks planeja elevar a fatia na Scania para entre 75% e 80% e, depois, transferir sua participação de cerca de 30% na MAN para a empresa sueca. A MAN afirmou estar em conversações "mutualmente amistosas" com a Scania. A companhia sueca disse que ambas vêm discutindo possíveis projetos de sinergias em pesquisa e desenvolvimento, produção e distribuição.

Localizada em Resende (RJ), a antiga fábrica da Volks foi reestruturada para receber a produção de modelos MAN, que começarão a ser vendidos no primeiro semestre de 2011. Nos dez primeiros meses de 2010, a MAN foi líder no mercado brasileiro de caminhões, com 37,5 mil unidades. A Mercedes, maior produtora do país, vendeu 34,4 mil caminhões no mercado doméstico. A Scania, que só vende extra pesados, somou 760 unidades até outubro. As vendas da MAN no período aumentaram 53%, ante 48% da Mercedes. Mas o mercado avançou mais, num total de 58,5%.

(Valor)
 

+ posts

Share this post