Mapfre compra 50% da portuguesa Finibanco Vida

O grupo espanhol Mapfre anunciou a compra de 50% do capital da Finibanco Vida, seguradora de vida do grupo financeiro Finibanco, 16° maior banco português, com ativos de 3 bilhões de euros e uma fatia de mercado de 1,6%. Pelo acordo, a Mapfre terá acesso a 172 novos canais de vendas e a exclusividade na venda de seguro de vida e de bens patrimoniais.

A expectativa é de que a negociação vá incrementar em 26 milhões de euros no volume de prêmios da Mapfre em Portugal – sendo que no mercado deste país, a seguradora detém 2,5% de market share de ramos elementares, com prêmios de 144 milhões de euros em 2008.

Os investimentos iniciais previstos na operação chegam a 15 milhões de euros. Como conseqüência, o grupo Mapfre, passará a assumir o controle de gestão da Finibanco Vida, tendo "a possibilidade de nomear a maioria dos membros do Conselho de Administração". A parceria é de interesse para ambas as instituições, pois reforça sinergias no plano do desenvolvimento de soluções e produtos e também no aproveitamento das redes comerciais.

A transação reflete a estratégia global da Mapfre, que em 2009 fechou parceria envolvendo os seguros de vida, carro, empresas e rural com o Banco do Brasil com o objetivo de se fortalecer no país. Esse acordo ainda aguarda aprovação dos órgãos reguladores.

O Finibanco acrescenta que a operação representa "um encaixe inicial de 10 milhões de euros e de um outro posterior, de cerca de 5 milhões de euros, variável em função do cumprimento do plano de negócio estabelecido".

(Monitor Mercantil)

 

 

 

 

 

+ posts

Share this post