Máquina de Vendas terá novas lojas na internet

A Máquina de Vendas, segunda maior varejista de eletroeletrônicos do país, vai anunciar uma série de ações para ampliar o braço de vendas on-line do grupo. A companhia se prepara para criar lojas de comércio eletrônico para atuar em nichos de mercado considerados pouco explorados no país.

Entre o fim de setembro e a primeira semana de outubro, será lançado um site na internet para venda exclusiva de colchões. E até o início de novembro deve ser aberta uma loja on-line para comercializar sapatos e tênis. Outros segmentos estão sendo avaliados para ampliar as operações na web.

"Nós temos planos para atuar em 50 novos negócios nos próximos anos. Apenas em 2012, deveremos entrar em mais 12 áreas, além da atuação em calçados e colchão este ano", afirma Marcelo Ribeiro, diretor de e-commerce da Ricardo Eletro. "Esse é um passo bem grande para a empresa. Queremos ser os maiores e os mais completos do on-line no Brasil".

Serão atividades com atuação independente dos sites das varejistas Ricardo Eletro e Insinuante – as cadeias que se uniram para criar a Máquina de Vendas em 2010. A ideia é segmentar os negócios que foram identificados com potencial de crescimento na web – e que não canibalizam a atual operação on-line das varejistas. Eles devem ficar sob o guarda-chuva de novos negócios do grupo e vão usar a atual estrutura de distribuição da rede. Há uma expectativa de triplicar os negócios de venda on-line da Máquina de Vendas em 2011. O valor feito em 2010 não é divulgado.

Paralelamente a essa iniciativa, a empresa deve começar a vender produtos na rede social Facebook. O Magazine Luiza já anunciou dias atrás que atuará dessa forma. "Já temos algo sendo pensando e o anúncio desse projeto acontecerá até o fim do ano", diz o executivo.

A companhia informa ainda que fará em setembro o pré-lançamento de seu clube de compras na internet, com ofertas diárias de produtos com até 90% de desconto. Este mês, um único produto deve ser vendido com desconto pelo site, que se chamará "Clube do Ricardo", numa ação promocional a ser anunciada em alguns dias. Em outubro, começam a ser apresentadas quatro ofertas por dia.

"Há um ”gap” no mercado. Ninguém do grande varejo tem um site próprio de clube de compras no país", conta Ribeiro. Redes como Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza e Walmart não operam por meio desse canal no Brasil.

"Já em relação à loja de calçados, descobrimos que a hora de entrar é essa. Há duas ou três empresas de comércio eletrônico melhor estruturadas, como Netshoes e Dafiti. Mas esse segmento vai começar a se fechar", disse. "E quanto ao setor de colchões, não há um atendimento especializado na internet no Brasil e vamos fazer isso". A loja de colchões terá o endereço www.ecolchao.com.br.

Dados do IBGE mostram que no primeiro semestre o varejo tradicional brasileiro ampliou a receita em 12,2%, enquanto o comércio eletrônico cresceu 24%, informa a consultoria e-bit. Até o fim do ano, a expectativa é que as vendas on-line cresçam 18%.

Um dos centros de distribuição da Máquina de Vendas, localizado em Contagem (MG), recebeu investimentos totais de R$ 5 milhões para receber o novo negócio. Na linha de frente da empresa, estão sendo contratados novos funcionários para a área de comércio eletrônico do grupo. Há cerca de cinco meses, o executivo Marcelo Vaz (ex-Walmart e B2W) foi contratado para o cargo de gerente. Doze pessoas já foram admitidas neste ano, num total de 50 pessoas que devem ser contratadas para a área.

(Adriana Mattos | Valor)

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