Marko planeja quadruplicar sua capacidade instalada

A expansão dos setores industrial, de logística e varejo levou a Marko Estruturas Metálicas a apostar no crescimento de quatro vezes da sua capacidade instalada e a aumentar a variedade de componentes metálicos oferecidos para as estruturas dos empreendimentos destinados a essas finalidades. A empresa fluminense investiu R$ 15 milhões para elevar sua capacidade produtiva de 1,5 tonelada para seis toneladas. Os aportes incluem compra de terreno em Itaguaí (RJ), obra civil e aquisição de equipamentos para as novas linhas de produtos.

A expansão ocorrerá com o início das operações do Complexo Industrial de Itaguaí em 2012. A produção efetiva da Marko deve chegar a três toneladas no próximo ano. "Somente os novos produtos devem gerar um adicional de 30% no nosso faturamento", afirma o gerente de Marketing da empresa, Christophe Schwarzberg. Sem revelar qual o faturamento da Marko, o executivo conta que a meta é elevar o valor em três ou quatro vezes acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012.
 
Durante 30 anos, a empresa produziu, na fábrica no bairro carioca de Bonsucesso, somente cobertura roll-on para indústrias, centros de distribuição, shopping centers, lojas, ginásios e estádios. O sistema roll-on integra bobina desenrolada sobre estrutura de apoio, em substituição à telha convencional.

A partir de 2012, a Marko passa a produzir vigas metálicas treliçadas, padronizadas para pronta-entrega. Conforme Schwarzberg, a montagem dessas vigas é mais rápida que a das tradicionais e dispensa solda e pintura. Além dos aportes na fábrica, a Marko fez investimentos de R$ 5,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento do produto. A fábrica produzirá também paredes externas. No segundo semestre, será oferecido sistema de cobertura híbrido entre o roll-on e o de telhas tradicionais. Sob encomenda, a empresa pode produzir ainda coberturas, vigas e paredes com especificidades destinadas a centros de treinamento para a Copa e a Olimpíada.
 
Os produtos da Marko são vendidos por meio de rede de distribuição exclusiva. Os distribuidores são responsáveis pela instalação e manutenção dos produtos.

(Chiara Quintão | Valor)

+ posts

Share this post