Mercado brasileiro tem 56 fusões e aquisições de empresas em janeiro

Liderado pelas empresas de varejo e serviços públicos, o Brasil registrou um total de 56 operações de fusões e aquisições em janeiro, segundo levantamento feito pela consultoria PwC. O volume é superior à média de 48 negócios fechados no primeiro mês de cada ano desde 2006.
 
Os fundos de private equity tiveram grande importância na movimentação do mercado. Esses investidores participaram de 45% das transações anunciadas em janeiro deste ano.
 
A tendência contribuiu para a diversidade setorial dos investimentos. Varejos e serviços públicos encabeçam a lista, com nove transações cada. Porém, também foram anunciados negócios nas áreas de tecnologia da informação, bancos, transportes, construção e metalurgia.
 
Exemplos de operações fechadas em janeiro foram a aquisição do Brascan Open Mall – conhecido como Kinoplex Itaim – pela rede de estacionamentos Estapar; a compra da rede Economax pelo Sonda Supermercados; e o aporte do Morgan Stanley e da T.Rowe Price Association no site de compras coletivas Peixe Urbano.
 
As compras de participação minoritária foram responsáveis por 43% das atividades.
 
O capital nacional foi preponderante nos negócios anunciados em janeiro. As empresas brasileiras participaram de 24 transações de compra de participação total, controladora ou não, o que representa 53% das fusões e aquisições divulgadas no período.
 
(Talita Moreira | Valor)
 

+ posts

Share this post