Nikon abre filial no Brasil em investimento de US$ 10 milhões

Com investimento de US$ 10 milhões, a fabricante de câmeras digitais e instrumentos de precisão Nikon anunciou nesta quarta-feira a inauguração de sua subsidiária no Brasil, a primeira da empresa japonesa na América do Sul.

Até então, a empresa só comercializava câmeras por meio de um representante.

A empresa possui participação de 1% no mercado brasileiro de câmeras compactas e de 17% no segmento mais sofisticado, formado por modelos DSLR, ou biflex, afirmou o gerente geral de marketing e vendas da Nikon do Brasil, Joel Garbi, citando dados da empresa de pesquisas GFK.

Dentro de 2 a 3 anos, a empresa espera ampliar sua fatia para 15% no mercado dos modelos compactos e para 40% nas câmeras DSLR.

A Canon, concorrente da Nikon e maior fabricante de câmeras digitais do mundo, já está no Brasil desde 1974. Explicando o atraso da entrada da Nikon no país, Garbi afirmou que "como a demanda estava sendo atendida pelos distribuidores locais, a Nikon estava satisfeita com o resultado. Mas agora a demanda está crescendo muito, e há uma base de clientes muito fiel à marca, então vimos que era hora de vir para cá"

Segundo a Nikon, o mercado brasileiro consome cerca de 7 milhões de câmeras por ano e a expectativa da companhia é de ter vendas de R$ 100 milhões em câmeras no primeiro ano fiscal.

A companhia pretende vender sua linha completa de produtos no Brasil e ter até 2 mil pontos de venda em dois anos, incluindo magazines, lojas especializadas e comércio on-line.

A subsidiária dará início a atividades de importação, vendas e serviços de assistência pós-vendas para seus produtos no país. Segundo Garbi, a produção local ainda está sendo estudada.

O presidente da Nikon do Brasil, Koji Maeda, afirmou que a entrada da empresa no Brasil neste momento também visa aproveitar eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

(Reuters)

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