Nova Braskem pode sair nesta semana

A operação de fusão da Quattor com a Braskem, criando uma gigante petroquímica nacional, tem grandes chances de fechar esta semana, segundo apurou o Valor junto a fontes próximas da negociação. O anúncio pode ser feito independentemente dos conflitos jurídicos que correm na Justiça do Rio. Até agora, não foi tomada nenhuma decisão no âmbito dos tribunais suspendendo a transação.

A expectativa dos interlocutores é de que Odebrecht e Petrobras divulguem, nos próximos dias, um fato relevante anunciando a criação da Nova Braskem.

No âmbito judicial, o juiz Luiz Roberto Ayoub, que está substituindo a juíza Márcia Cunha, titular da 2ª Vara Empresarial, acatou um pedido do advogado de Alberto Geyer para que o processo de seu cliente fosse para aquela Vara judicial, por dependência. Com isso, os autos vão voltar à distribuição para anotações e somente na terça ou quarta-feira voltam para análise de Ayoub.

Alberto Geyer, o único herdeiro dos Geyer contrário a venda da Quattor para a Braskem, entrou com uma liminar cautelar no dia 22 de dezembro pedindo a suspensão da aquisição da Quattor pela Braskem e Petrobras. Como a Justiça estava em recesso, ela foi analisada por um juiz de plantão e revogada um dia depois no 2º grau pelo desembargador de plantão Ricardo Couto, em agravos interpostos pela Braskem, Unipar e Cecília Geyer, representante dos controladores da holding familiar Vila Velha, controladora da Unipar.

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) pode proceder ainda hoje à distribuição para um desembargador relator destes agravos que foram acatados pelo desembargador Ricardo Couto, em 23 de dezembro. A expectativa dos advogados da Braskem, Unipar e Cecília Geyer é que o desembargador relator, ao apreciar a decisão de Couto, que poderá ocorrer amanhã ou depois, possa mantê-la. O mérito dos agravos, porém, só poderá ser julgado por um colegiado de desembargadores.

(Vera Saavedra Durão e Cláudia Schüffner – Valor Econômico)

 

 

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.