Nove membros da antiga PT farão parte do conselho da Oi

Após a anuência prévia da Anatel, a Oi convocou uma assembleia geral extraordinária para o dia 1º de setembro para deliberar sobre a incorporação da Telemar Participações, aprovar o novo estatuto social da empresa, abrir o prazo de conversão de ações preferenciais em ordinárias e a eleição do novo Conselho de Administração. Esse novo grupo que deverá ser eleito mostra que a companhia continua sob forte influência portuguesa: a Pharol SGPS, antiga Portugal Telecom, deverá ter nada menos que nove membros.

Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na sexta-feira, 31, desses nove, quatro serão efetivos e cinco suplentes em um quadro com total de 22 membros. Mesmo com essa presença portuguesa, o presidente do Conselho continuará a ser José Mauro Mettrau.

Destaca-se entre os efetivos portugueses a presença do próprio presidente da Pharol, Luís Palha da Silva, que assumiu a presidência da empresa em maio último, após a saída de Henrique Granadeiro. Outros dois nomes portugueses que terão cadeiras efetivas são de Francisco Ravara Cary e Jorge Telmo Maria Freire Cardoso, ambos representantes da Novo Banco (antigo Banco Espírito Santo) na Pharol. O quarto nome é o de Rafael Luís Mora Funes, administrador da Ongoing, grupo empresarial português que detinha participação na PT e no Banco Espírito Santo, além de empresas de mídia em Portugal e no Brasil.

Leia a matéria na íntegra em exame.abril.com.br 

(Bruno do Amaral | Exame) 

+ posts

Share this post