Novo Mercado de Renda Fixa deve ter mais duas emissões até março

O Novo Mercado de Renda Fixa, iniciativa da Anbima para aumentar a transparência e a governança no mercado de emissões de títulos privados, deve contar com pelo menos duas novas emissões até março deste ano. A previsão é do superintendente de supervisão de mercados da associação, José Doherty.

Na semana passada, a Cemig Geração e Transmissão entrou com pedido para realizar a primeira emissão no Novo Mercado, em uma operação de até R$ 1 bilhão. Segundo Doherty, a Anbima recebeu outras cinco consultas de interessados em captar recursos conforme as regras estipuladas pela associação.

Questionado sobre o andamento do conjunto de iniciativas que fazem parte do Novo Mercado, o presidente da Anbima, Marcelo Giufrida, destacou os avanços na tributação, a partir da decisão do governo de reduzir para zero a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o capital externo no investimento em títulos privados de longo prazo.

Outros pontos, como a criação dos chamados fundos de liquidez, com o objetivo de estimular as negociações dos papéis no mercado secundário, ainda estão em discussão, segundo Giufrida, que ao lado de outros executivos da Anbima participou hoje de encontro com a imprensa.

Para este ano, a entidade trabalha para aprimorar e dar mais visibilidade aos preços dos papéis. Assim como os fundos de liquidez, a iniciativa também tem como objetivo aumentar os negócios no secundário. Giufrida afirmou, porém, que o desenvolvimento do mercado não depende de uma medida isoladamente. “Não existe uma bala de prata”, ressaltou.
 
(Vinícius Pinheiro l Valor)

 

 

 

 

+ posts

Share this post