Odebrecht quer assumir controle da Supervia

A Odebrecht está aguardando a autorização do governo do Estado do Rio para assumir o controle da SuperVia, concessionária de trens do Estado do Rio. O negócio foi fechado no mês passado. O valor é mantido em sigilo. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), deve autorizar a operação até janeiro.

Pelo acordo, a Odebrecht terá 60% da Supervia. Cabral incentivou o negócio ao ver na Odebrecht musculatura financeira para fazer investimentos no sistema até a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 e superar o histórico de indicadores muito ruins, incluindo episódios como a agressão de passageiros por agentes de segurança com chicotes improvisados. "Para o governo ter uma empresa como a Odebrecht na SuperVia é extraordinário. A autorização vai sair nos próximos dias", disse um colaborador de governador.

O plano da Odebrecht é anunciar logo um plano de investimentos na modernização do sistema para combinar com a compra de trens para a concessionária que será feita pelo governo estadual. Hoje, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, anunciou a compra de mais quatro trens chineses, além das trinta composições encomendadas no ano passado. Cada um custou US$ 5,5 milhões.

Lopes informou que o governo do Rio pretende realizar nova licitação internacional no primeiro semestre de 2011 para a compra de mais 60 veículos. A concessionária investiria em outros trinta trens, viabilizando uma grande reformulação do sistema. O plano de investimentos atual da SuperVia é de R$ 2,3 bilhões até 2020, mas os quatro fundos sócios da Rio Trens Corporation, que controlava a SuperVia, tinham dificuldade de cumpri-lo. Além dos investimentos públicos, a prorrogação da concessão da Supervia por mais 25 anos aumentou o interesse da Odebrecht pela SuperVia por causa do prazo mais longo para recuperar os investimentos que serão feitos.

A expectativa da construtora é triplicar a bilhetagem em oito anos. A projeção da concessionária era fechar 2010 com 134 milhões de passageiros. A aquisição reforça a estratégia da Odebrecht de fortalecer o portfólio da subsidiária de concessões na área de transportes que criou no início deste ano.

A Odebrecht TransPort (OTP) já conta seis concessões: as rodovias Rota das Bandeiras (Dom Pedro I – SP), Roda dos Coqueiros (PE), Bahia Norte e Litoral Norte (BA), o terminal portuário Embraport (Santos) e a Via 4, concessionária da linha 4 do metrô de São Paulo.

(Monitor Mercantil)

 

 

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