OnYou quer aumentar em 30% base de “clientes ocultos”
Especializada no recrutamento de clientes ocultos – pessoas comuns treinadas para avaliar a qualidade de serviços e produtos a pedido das próprias empresas -, OnYou vê boas perspectivas para seu negócio.
Atualmente, a OnYou conta com 12 mil clientes ocultos cadastrados desde sua estreia, em 2006.
A razão para apostar em um aumento de, no mínimo, 30% está no investimento cada vez maior de pequenas e médias empresas no serviço, e a concorrência acirrada entre elas.
"Os empresários estão investindo cada vez mais para saber como está o seu trabalho na ponta", conta José Worcman, sócio-fundador da OnYou.
Os clientes ocultos são pessoas comuns, desconhecidas dos funcionários e sem nenhum vínculo com o estabelecimento a ser visitado.
Eles são selecionados pela OnYou em um banco de dados próprio e escalados para visitas em locais dos mais diversos perfis, de hotéis a restaurantes.
A empresa interessada na avaliação de sua prestação de serviço procura a OnYou, que seleciona o cliente oculto ideal para o tipo de estabelecimento. Os gastos com, por exemplo, cinema, restaurante (depende do produto que está sendo testado) são reembolsados e em alguns casos há pagamento extra.
Além de selecionar, a OnYou treina esses clientes para que eles contem suas experiências na utilização dos serviços de maneira detalhada em relatórios.
As informações são revisadas, compiladas, interligadas a indicadores de metodologia própria e entregues aos clientes que contrataram o serviço.
José Worcman conta que o treinamento é feito on-line, mas que é preciso ter disponibilidade de tempo para se candidatar a cliente oculto.
"Não basta apenas a empresa investir em treinamento e comprometimento de pessoal, se não avaliar a aplicação prática desses investimentos", afirma Worcman, destacando a importância da avaliação dos clientes ocultos.
Atualmente, 70% dos clientes ocultos cadastrados no OnYou pertencem às classes A e B, mas Worcman quer ampliar o porfólio para conquistar atender estabelecimentos focados em outros públicos.
"Precisamos de clientes ocultos de todos os níveis socioeconômicos, porque atendemos desde hotéis super sofisticados à rede de cinemas Cinemark", conta.
(Weruska Goeking l Brasil Econômico)