Operações internacionais impulsionam receita da Natura

São Paulo –  O faturamento das operações internacionais da Natura somou quase 90 milhões de reais no primeiro trimestre do ano. O número é recorde e representa 8% do valor total da receita total da empresa, que atingiu 1,14 bilhão de reais nos três primeiros meses do ano.

Segundo Roberto Pedote, vice-presidente de finanças da companhia, as operações internacionais devem ter cada vez mais peso nos resultados da companhia. “Não temos nenhuma meta, mas estamos apostando na produção local de nossos produtos. Estamos também apostando em cosméticos cada vez mais regionais”, afirmou o executivo, nesta quarta-feira (27/4), em teleconferência com jornalistas.

A Natura já possui operações consolidadas na Argentina, Chile e Peru. A receita nos três países foi 31% maior na comparação  com o primeiro trimestre do ano passado. Já no México e na Colômbia, países onde operações da Natura estão em fase de consolidação, a receita cresceu 56%.

Além desses cinco países, a Natura possui também um parceiro distribuidor da companhia na Bolívia. De acordo com Pedote, não há, no momento, nenhum outro país no radar para a companhia começar a atuar. “Estamos nas principais praças da América do Sul, locais onde temos potencial de crescer ainda mais”, disse.

Com as operações estrangeiras, a Natura já soma 200.000 consultoras. O número é 24% maior na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. No Brasil, o número de consultoras cresceu 16% na comparação com o mesmo período.

Resultados

A Natura registrou lucro de 150,9 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, alta de 6,3% na comparação com o mesmo período de 2010. A receita líquida da companhia subiu 13%.

Para o segundo trimestre do ano, a Natura espera resultados ainda melhores, principalmente, por conta do Dia das Mães, em maio, e do Dia dos Namorados. “Historicamente, o segundo trimestre do ano tem sempre um resultado superior na comparação com o trimestre anterior”, disse Pedoti.

Outra aposta da companhia, para aumentar os resultados, são os lançamentos, que normalmente representam mais de 60% da receita da companhia. No primeiro trimestre, a Natura lançou 20 novos produtos. A companhia aguarda agora as datas comemorativas para apresentar mais novidades.

(Daniela Barbosa l Exame)

+ posts

Share this post