Os 10 mais influentes do mundo dos negócios, pela Bloomberg

Warren Buffett, Tim Cook e Mark Zuckerberg fazem parte da lista das pessoas que mais são referência no mundo corporativo

A capacidade de influenciar os mercados com ideias de inovadores e a criatividade para faturar alto com suas empresas são alguns dos atributos que definem as pessoas mais influentes do mundo dos negócios – aqueles que compõem a segunda lista anual dos mais influentes na edição de outubro da revista Bloomberg Markets. A lista completa, composta de 50 nomes, é dividida em cinco categorias.

Veja, a seguir, a lista das dez pessoas mais poderosas do mundo dos negócios, segundo a revista da Bloomberg.

Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway

Aos 82 anos, Warren Buffett ainda é uma das maiores referências para investidores e empresários que querem enquadrar novas controvérsias financeiras com as velhas regras de mercado que dão certo. Quando as ações do Facebook despencaram depois do IPO, ele disse: “Você não deve comprar uma fazenda só porque pensa que irá vendê-la no dia seguinte por mais dinheiro.”

Chung Mong Koo, president da Hyundai

Aos 74 anos, o filho do fundador do grupo industrial Hyundai Motor colocou a empresa entre as cinco maiores companhias automotivas do mundo, além de incluí-la no segmento de luxo. Não à toa, a Hyundai foi a mais lucrativa montadora do mundo em 2011.

Tim Cook, CEO da Apple

Por mais que o valor de mercado da Apple tenha aumentado durante o seu primeiro ano no comando da companhia, Cook, de 51 anos, ainda pode precisar de muitos anos para mostrar que é um digno sucessor de Steve Jobs. Ele também tem que enquadrar sua vida ao generoso bônus de 378 milhões dólares que recebeu no ano passado.

John Fredriksen, president da Seadrill

De acordo com a Bloomberg, o executivo tem sido implacável no ramo de transporte desde 1970. Hoje, aos 68 anos, Fredriksen é dono da maior empresa de navios petroleiros do mundo e está investindo 11 bilhões de dólares na extensão de seus negócios para o mercado de transporte de energia.

Irmãos Koch, co-fundadores da Koch Industries

David Koch, de 72 anos, e seu irmão Charles, 76, têm uma fortuna conjunta de 11 bilhões de dólares – um valor capaz de fazê-los ditarem as regras aos titãs norte-americanos que buscam influência na política.

Yuri Milner, co-fundador da Mail.ru Group

Mail.ru, a maior empresa de Internet em língua russa, foi um trampolim para que o empresário e físico russo Milner, de 50 anos, se tornasse um dos maiores acionistas do Facebook – ele já investiu mais de 500 milhões de dólares na rede social mais popular do mundo e tem outros aportes em empresas diversas do Vale do Silício.

Ginni Rometty, CEO da IBM

A executiva Rometty, de 55, assumiu o comando da IBM, a quarta maior companhia americana em valor de mercado, em janeiro, com um objetivo claro: fazer com que o lucro da empresa chegasse a 20 dólares por ação em 2015, acima dos 13,44 dólares no ano passado.

Carlos Slim, presidente da América Móvil

A fortuna do homem mais rico do mundo cresceu em 12 bilhões de dólares este ano, até agosto, com ajuda de ganhos de participação em diversas empresas, calcula a Blooomberg. Mas, aos 72 anos, Slim parece estar longe de dar um basta aos investimentos e ao seu perfil de comprador. Sua última tacada foi no reforço de sua participação na holandesa Royal KPN para 28%.

Tadashi Yanai, fundador da Fast Retailing

O fundador da cadeia de vestuário japonesa Uniqlo viu as ações de sua empresa aumentarem 158% nos últimos cinco anos, até meados de agosto. Yanai, de 63 anos, está apostando alto na China, onde seus planos incluem a abertura de centenas de lojas.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

A oferta pública inicial das ações da empresa, em maio, e as lamentações que se seguiram depois do episódio, colocaram Zuckerberg, aos 28, na frente e no centro de Wall Street, de acordo com a Bloomberg. Agora, ele precisa mostrar que pode gerar verbas de publicidade com a sua rede de um bilhão ou mais amigos.

(Tatiana Vaz | Exame.com)  

+ posts

Share this post