Padrão de Qualidade APSIS

A Apsis vem atuando no mercado há 34 anos. Desde o início, em seu pequeno escritório de avaliação, firmou-se no mercado pela qualidade dos seus laudos, conhecidos por unirem o rigor metodológico à acessibilidade, e do conteúdo.

Com um histórico de muitas vitórias e conquistas ao longo dos anos, em análises cada vez mais robustas e inovadoras, a Apsis cresceu e, com este crescimento, veio a necessidade de garantir o padrão de qualidade em nossos serviços. Os treinamentos internos sempre foram o ponto forte da empresa. Em 1998, fomos pioneiros em trazer a ASA ao Brasil para cursos abertos ao mercado. Mas a produção de conhecimento precisava ser sistematizada de um modo mais abrangente, sobretudo com as mudanças no cenário contábil internacional.

Assim, a partir de 2011, reformulamos nossos treinamentos através da criação do Comitê Técnico (CT), com o objetivo de aumentar o intercâmbio com outros parceiros de serviços correlatos, como advogados, auditores e contadores. Há mais de dez anos realizamos palestras e treinamentos junto a estes parceiros e agora queremos trazê-los para aproximar ainda mais e buscar mais sinergia nesta nova era contábil. O julgamento profissional precisa cada vez mais de uma base multidisciplinar. Como exemplo, recebemos o advogado Plínio Barbosa do BMA para um dia de treinamento com excelentes resultados.

Outro objetivo do CT é produzir diretrizes internas, contendo procedimentos que garantam a aplicação das melhores práticas em avaliação na produção dos laudos. Para isso, os casos mais difíceis e polêmicos são sempre revisados e debatidos, de modo a garantir a acuidade das análises, sempre à luz dos padrões internacionais de avaliação.

Paralelamente a este processo, a Apsis vem se engajando no apoio à construção e fortalecimento de um órgão de classe no Brasil, participando ativamente do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN), da ANEFAC. O CBAN foi formado para suprir uma lacuna do mercado nacional, gerada pela inexistência de padrões metodológicos e éticos em avaliação.

Sempre se apoiando nas normas internacionais, o CBAN já emitiu duas orientações – a primeira sobre a justificativa de sua existência e a segunda sobre princípios de ética e melhores práticas em avaliação. Além disso, lançou uma diretriz técnica sobre procedimentos nos cálculos do Fluxo de Caixa Descontado (FCD ou DCF) em avaliação. Em preparo pelo CBAN, mais duas diretrizes – uma sobre avaliação de ativos intangíveis e outra sobre a mensuração de instrumentos financeiros.

Dentro da Apsis, o CT se encontra em sua 21ª edição. Sua marca é o debate e a atualização dos seus profissionais que, entre planejamento e produção, já contam com 14 diretrizes técnicas internas para garantir a qualidade dos trabalhos nos mais diversos assuntos – mensuração e avaliação de ativos intangíveis, artigos da lei como os 264 e 256, Combinação de Negócios, teste de impairment, laudos societários, estudos sobre a apuração do beta, laudos para fundamentação do ágio e até mesmo a normatização da nossa linha de produção. Para 2013, focaremos na produção de diretrizes para laudos que atendam aos diversos CPCs, área mais do que consolidada dentro da empresa atualmente.

2013 é o ano em que o novo padrão para mensurações a valor justo – o IFRS 13 – entrará em vigor. Aproveitando este contexto e intencionando incrementar o mercado editorial brasileiro com uma bibliografia técnica disponível em português, a APSIS está preparando, juntamente com o Grupo A Editores, a revisão técnica da tradução para o português do “Guia Wiley para Valor Justo sob o IFRS” (Wiley Guide for Fair Value Under IFRS).

O livro foi organizado por James Catty, presidente do conselho do International Association of Consultants Valuators and Analists (IACVA), organização internacional voltada para formação de avaliadores no mundo inteiro. O assunto é tratado de um modo bastante abrangente, e os capítulos são assinados por grandes especialistas de muitos países, como Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha, Coreia do Sul, Gana, Romênia, Turquia, Singapura e África do Sul. A primeira edição é de 2009, e foi lançada antes da finalização do IFRS 13. Mas a versão brasileira, que a APSIS está ajudando a preparar, ganha notas de atualização do contexto e um capítulo contendo um balanço sobre a mensuração a valor justo no Brasil atual.

As mudanças estruturais que vêm acompanhando o nosso crescimento têm mantido a APSIS coerente com o seu histórico de pioneirismo e inovação, e em permanente troca com o mercado em geral. Só em 2012, realizamos cerca de 80 palestras para clientes e parceiros. Todo este crescimento tem acontecido por causa de você, e esta tem sido uma das formas de retribuirmos a sua confiança. Esperamos que continue contando conosco em 2013, pois teremos mais novidades.

(Apsis Consultoria) 

+ posts

Share this post