Para Fitch, compra da BG pela Shell pode provocar onda de negócios

A aquisição da britânica BG Group anunciada na quarta-feira pela Royal Dutch Shell pode provocar uma onda de negócios no segmento de energia além das oportunidades já visualizadas, afirma a agência de classificação de riscos Fitch. A operação sinaliza que a Shell está confiante no setor e que se posiciona para a recuperação do segmento.

Os competidores da companhia devem buscar também parcerias, assim não estariam em desvantagem quando a tendência do setor virar, de acordo com o relatório.

A combinação deve fortalecer o perfil de negócios como principal produtora de petróleo na Europa, e melhorar sua posição no mercado de gás natural liquefeito (GNL) e impulsionar a área de exploração e produção da companhia. A combinação aumenta também as reservas da Shell de óleo e gás em 25%.

“Não são muitas as empresas que têm a flexibilidade financeira da Shell, mas o financiamento com ca pital do mercado de ações, em vez de empréstimos, permitiria que as empresas com pouco caixa fossem capazes de encontrar negócios”, afirma a Fitch.

A recente queda nos preços do petróleo tem puxado o valor das ações das empresas de petróleo, especialmente as menores, deixando o ambiente de negócios mais atraente. Algumas operações significativas já se materializaram. A Halliburton, o grupo de serviços de petróleo, concordou em novembro em comprar a Baker Hughes em um negócio US$ 35 bilhões.

De acordo com a agência, as empresas menores são normalmente mais vulneráveis aos preços baixos do petróleo por causa da alta alavancagem, grandes custos de produção e pouco acesso à financiamento externo. Isso pode as deixar como alvos atraentes para grandes grupos com melhor acesso à financiamento e tecnologia, e as gigantes estão lutando há anos para aumentar as reservas.

“O negócio em grande parte baseado em ações limita o impacto de crédito da Shell, que tem significativa flexibilidade financeira. No entanto, colocamos o rating “AA” em observação negativa pois uma moderada deterioração no seu perfil financeiro após a aquisição é possível”, diz Fitch.

(Daniela Meibak | Valor)

+ posts

Share this post