Parcerias da Amyris no Brasil elevam oferta de cana em 2012

Desde 2009, a Amyris tem investido em parcerias com o setor sucroalcooleiro para a produção de especiarias químicas a partir da cana-de-açúcar. A maior parte dos investimentos começa a operar em 2012. Atualmente, a Amyris possui parcerias com a São Martinho, com a Paraíso Bioenergia S.A, com a Cosan, além de acordo de intenções com a Guarani e a Bunge.

A estratégia da Amyris é utilizar hidrocarbonetos da cana para produzir farneseno, uma molécula que pode ser transformada em várias especialidades químicas, lubrificantes e combustíveis, a partir de sua mistura com fermentadores específicos produzidos pela Amyris.

A Amyris também possui parceria com a Biomin Nutrição Animal, onde a produção de farneseno já está em operação, com produção de 300 mil litros mensais. No segundo trimestre de 2012, a unidade que a Amyris está construindo em joint venture com o Grupo São Martinho, a SMA Indústria Química SA, entra em operação.

O acordo utilizará, inicialmente, 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar fornecidas pela Usina São Martinho, localizada no interior de São Paulo, para a produção do farneseno. A previsão é de produção de 92 milhões de litros no primeiro ano na unidade da São Martinho. Os investimentos na SMA são de US$ 35 milhões.

Na usina Paraíso Bioenergia, a produção também irá começar em 2012. Localizada em São Paulo, a expectativa é de que a nova empresa processe o caldo de até 1 milhão de toneladas de cana por ano. A expectativa é de que a planta, que será construída pela Amyris ao lado da usina Paraíso, entre em operação em 2012.

Diferente dos demais acordos, a Novvi, joint entre Amyris e Cosan prevê, inicialmente, que ela obterá farneseno de outras instalações de produção da Amyris para a produção de óleos básicos, como o que será utilizado na linha de lubrificantes EvoShield.

(Agência Estado)

+ posts

Share this post