Participação estrangeira supera a brasileira e número de fusões e aquisições bate recorde no 1° semestre de 2012, aponta KPMG

Setor de TI mais uma vez se destacou entre os com maior número de transações.

O crescimento significativo da participação de estrangeiros em fusões e aquisições de empresas brasileiras contribuiu para que o 1° semestre de 2012 alcançasse um novo recorde no número de operações deste tipo. De acordo com a Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG, divulgada trimestralmente, os seis primeiros meses do ano somaram 433 operações, 54 a mais que o resultado de igual período em 2011, com 379 transações, uma variação de 14,2%.
 
Do total de operações feitas especificamente no Brasil, 225 envolveram empresas estrangeiras na ponta compradora, incluindo operações CB1 e CB4 (veja legenda logo abaixo), enquanto que os brasileiros somaram 183 negócios, sendo 166 domésticos e 17 do tipo CB3.
 
“O apetite dos estrangeiros comprando empresas no Brasil foi maior do que o dos próprios brasileiros neste primeiro semestre, situação que nunca havíamos visto até então. Esse movimento ganhou força no segundo trimestre do ano, com 126 transações, contra 99 dos três primeiros meses de 2012. Já em relação às operações de brasileiros houve estabilidade, com 90 negócios mais recentes, contra 93 no primeiro trimestre”, afirma Luis Motta, sócio da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil e responsável pela pesquisa. “Trata-se de uma tendência de fortalecimento da presença estrangeira no Brasil que já vínhamos destacando há algum tempo, e que se consolida agora em 2012”, acrescenta.
 
É interessante notar que a participação estrangeira ganhou força inclusive em setores em que a presença brasileira foi tradicionalmente majoritária, como é o caso do ramo de Tecnologia da Informação (TI). Dos 50 negócios deste segmento, 31 envolveram empresas estrangeiras na ponta compradora.
 
Outros segmentos que tiveram destaque nesta análise foram os de Alimentos, Bebidas e Fumo; Empresas Prestadoras de Serviços; Agências de Publicidade; Mídia e Telecomunicações; Química e Petroquímica; Farmacêutico; Empresas de Internet; e Equipamentos Eletrônicos.
 
TI lidera novamente
 
Liderando o ranking desde 2008 em todas as edições trimestrais, TI mais uma vez é o primeiro setor no ranking de operações da pesquisa, com 50 negócios. Logo a seguir vêm: Empresas Prestadores de Serviços, com 32 transações; e Empresas de Internet, com 28. Alimentos, Bebidas e Fumo surgem na quarta posição (25); seguido por Mídia e Telecomunicações (21); Empresas de Energia (20); e Companhias Químicas e Farmacêuticas, Shopping Centers e Empresas Imobiliárias (com 17 negócios cada).
 
EUA são destaques entre estrangeiros
 
Os Estados Unidos surgem disparados como principal país de origem das empresas estrangeiras que participaram de fusões e aquisições com empresas brasileiras neste primeiro semestre do ano, totalizando 104 transações. A seguir, mas bem distantes, vêm Reino Unido (com 18 negócios), Alemanha (17), França (14), Canadá (11), Espanha e Japão (ambos com 10).
 
A atual edição da Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil considera as operações de fusões e aquisições anunciadas e concluídas entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2012. O levantamento é realizado sistematicamente desde 1994.

(Administradores)

+ posts

Share this post