Portugal Telecom comprará participação na Oi, diz jornal

A Portugal Telecom pode concordar em vender à Telefónica sua participação na Vivo dentro de alguns dias, após se comprometer em comprar a quarta maior operadora móvel do Brasil, a Oi, informou o jornal espanhol "El Economista", citando fontes financeiras.
A Portugal Telecom assinou um acordo preliminar com a Oi válido até o fim da próxima semana, para comprar uma participação assim que tiver vendido sua parte na Brasilcel, joint venture que a companhia portuguesa tem com a Telefónica e que controla a Vivo.

O "El Economista" não detalhou o tamanho da participação nem deu mais detalhes sobre quem concordou em vendê-la. "No contrato preliminar, algumas cláusulas foram pré-estabelecidas para penalizar severamente o não cumprimento do acordo por ambas as partes (Portugal Telecom e Oi)", afirmou o jornal. "Em outras palavras, a Portugal Telecom não terá outra opção a não ser ir rapidamente bater na porta da Telefónica para recuperar os acordos verbais estabelecidos por ambos grupos nos últimos dias."

A Telefónica deve manter sua oferta de 7,15 bilhões de euros (US$ 9,28 bilhões) aos acionistas da Portugal Telecom, apesar de a oferta ter expirado na sexta-feira, disse o jornal.

Adquirir um ativo alternativo na Oi irá persuadir o governo português a retirar seu veto à venda da Vivo para a Telefónica, acrescentou a publicação.

Um porta-voz da Telefónica disse que a oferta não está mais em discussão e que a empresa contratou um escritório de advocacia para encerrar a Brasilcel.

As ações da Portugal Telecom chegaram a subir mais de 3%.

(Folha Online)

 

 

+ posts

Share this post