Poucas empresas crescem como a Cetip, diz diretor

"Poucas empresas no Brasil conseguem crescer a taxas acima de 40% como a Cetip", disse o diretor financeiro da companhia, Francisco Carlos Gomes, ao ser questionado sobre a forte alta dos papéis da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) hoje. As ações da Cetip subiam 8,6%, enquanto o índice Bovespa (Ibovespa) subia 0,27%, aos 53.485 pontos, perto das 14h40 de hoje.

Segundo Gomes, a administração da empresa orienta suas decisões partindo do princípio de que a Cetip terá crescimento expressivo nos próximos 5 anos. Tanto no crédito bancário como no mercado de capitais, as perspectivas são de aumento das operações, destacou o executivo. A Cetip é a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do Brasil.

Na sua avaliação, as empresas brasileiras vão precisar emitir debêntures para financiar investimentos. Já os bancos devem recorrer às letras financeiras para captar recursos de prazo mais longo e financiar o crescimento do crédito. Gomes destacou que o estoque de letras registrado na Cetip ultrapassou este mês a marca de R$ 100 bilhões.

Sobre a crise, o executivo afirmou que a Cetip está um pouco à margem das turbulências. Uma das razões é que parte das receitas da Cetip vem do estoque de títulos custodiados, que independe de fatores de curto prazo. Além disso, o mercado de empréstimo continua em crescimento. Gomes ressaltou que alguns bancos sinalizaram que o crédito vai crescer menos, mas mesmo assim as taxas de expansão vão continuar elevadas.

Para Gomes, entre os destaques da Cetip no segundo trimestre estão a expansão de 47% na receita líquida ante igual período do ano passado. A geração de caixa medida pelo Ebitda (ganho antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve expansão de 62% na mesma base de comparação e foi outro ponto positivo, segundo ele. "Foi um bom desempenho, principalmente porque a conjuntura do segundo trimestre não foi das mais favoráveis", disse Gomes, destacando a piora do cenário na Europa e Estados Unidos.

(Altamiro Silva Junior l Agência Estado)

+ posts

Share this post