PPR está mais próxima de vender seus ativos de varejo

Nas próximas semanas, a francesa PPR pretende contratar bancos para vender um dos seus ativos de varejo – a rede de livrarias Fnac ou o site de moda e artigos de decoração Redcats. O objetivo é empregar em aquisições parte da receita gerada por esses negócios, segundo o principal executivo da PPR, François-Henri Pinault. "Vamos escolher um banco de investimentos com o qual trabalhar nas próximas semanas", disse Pinault, que ontem anunciou a compra da marca de roupas e artigos esportivos Volcom por US$ 607,5 milhões.

Segundo Pinault, apenas uma das duas empresas será vendida no segundo semestre. "Não é possível fazer os dois negócios ao mesmo tempo, uma vez que as divisões são grandes demais", disse Pinault, que também é o presidente do conselho de administração da PPR. "Em algum momento, terei de fazer uma escolha de avançar em um ou em outro, mas ela ainda não foi feita".

A Redcats tem valor de mercado de € 1,35 bilhão (US$ 2 bilhões) e é vista como alvo ideal para investidores de private-equity. A Fnac, que vale € 1,06 bilhão, poderá ser vendida para um comprador do setor ou ter suas ações registradas em bolsa.

Já a compra da americana Volcom foi a maior aquisição da PPR desde a Puma, em 2007. O objetivo do negócio é incorporar equipamentos para a prática skate e de snowboard à divisão de esportes e estilo de vida do grupo. A PPR vai pagar US$ 24,50 por ação em dinheiro pela Volcom, sediada na Califórnia, segundo informaram as empresas em comunicado. Os papéis da Volcom fecharam a US$ 24,49 ontem na Nasdaq.

A Volcom, cujos produtos incluem bermudas de secagem rápida a US$ 79,50 e bolsas esportivas a tiracolo conhecidas como "messenger bags" a US$ 52, vai complementar a Puma, especializada em futebol e corrida, informou a PPR, sediada em Paris. Pinault está tentando montar na multinacional de marcas de consumo uma carteira em torno da Puma, a exemplo do que a companhia já fez em relação a produtos de luxo, em que marcas menores como a Bottega Veneta sustentam a Gucci, seu carro-chefe.

A Puma, conhecida por seu logotipo de um gato em pleno salto, pretende obter um aumento de 11% em suas vendas este ano, para € 3 bilhões (US$ 4,5 bilhões) e € 4 bilhões em 2015. A divisão esportiva e de estilo de vida como um todo terá uma receita de € 5 bilhões em 2015, disse o diretor financeiro da PPR, Jean-François Palus, acrescentando que poderão haver outras aquisições na divisão. A compra vai aumentar os lucros da PPR a partir de 2012.

A Volcom tem "oportunidades de crescimento significativas" nos Estados Unidos, Europa e Austrália, disse Palus em teleconferência. A PPR vai desenvolver a rede mundial de lojas da empresa e entrar em mercados inexplorados da Ásia, com exceção do Japão. Os produtos da Volcom são comercializados em 40 países.

A compra da Volcom faz parte da estratégia da PPR em se reorganizar para se concentrar em produtos de luxo, esportivos e de estilo de vida, num momento em que tenta explorar a crescente demanda por roupas e acessórios de marca nos mercados emergentes. Nesse sentido, já foram tomadas algumas iniciativas, como transformar, em 2009, a distribuidora africana CFAO em uma empresa independente e vender a varejista de móveis Conforama em março deste ano.

(Andrew Roberts | Bloomberg)

+ posts

Share this post