Profarma adquire a ArpMed

A Profarma (BM&FBOVESPA: PFRM3) adquiriu o controle da Arp Med S.A (Arpmed), distribuidora de medicamentos de alto valor agregado, com sede em São Paulo. O valor da aquisição de 80% da empresa totalizou R$ 14,3 milhões, por meio de aporte primário de R$ 7,2 milhões e aquisição secundária de R$ 7,1 milhões.

Fundada em 1998 e com filiais em Campinas e Rio de Janeiro, a Arpmed opera há 12 anos na distribuição de medicamentos especiais éticos (com prescrição médica), com ênfase para próteses mamárias, dermatologia, hormônios e diabetes oral. A empresa tem duas unidades de negócios complementares, uma para a comercialização e outra para serviços de consultoria.

A Arpmed conta com 170 funcionários e teve faturamento de R$ 86,9 milhões em 2011, com margem EBITDA de 4,0%. Aproximadamente 75% das vendas da empresa são realizadas por meio de contratos de exclusividade e o ticket médio é de R$ 600,00.

Em sua segunda aquisição nos dois últimos anos, a operação com a Arpmed complementa a atuação da Profarma, que expande sua plataforma de distribuição em medicamentos especiais, com maior valor de venda e estreita o relacionamento com laboratórios e empresas com atuação no segmento médico e nutricional. Além disso, a Profarma passa a integrar a logística nos segmentos de saúde humana, animal, éticos e cosméticos.

Ao avançar na estratégia de crescimento e consolidação de sua posição no mercado de distribuição, a Profarma ratificará a sua posição de destaque no setor. “Estamos dando sequência ao nosso plano de crescimento e esta aquisição está alinhada com a nossa estratégia de negócios, gerando sinergias e fortalecendo a nossa posição”, afirma Max Fischer, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Profarma.

A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 51 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18,0 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 31 mil pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Por meio da divisão de Novos Negócios, a empresa atua também no segmento hospital e de vacinas. Cobrindo uma área geográfica que representou 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em 2010, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas.

(Monitor Mercantil)

+ posts

Share this post