QGEP comprará fatia de 30% da Shell em bloco na bacia de Santos

A QGEP Participações, braço de petróleo do grupo Queiroz Galvão, assinou contrato de compra de participação de 30 por cento da fatia que a Shell tem no bloco BS-4, na bacia de Santos, também dividido com a Petrobras e a Chevron.
A Shell é operadora com 40 por cento do bloco. Os outros 10 por cento serão adquiridos pela Barra Energia, informou a Shell em outro comunciado. O valor da nova operação não foi revelado.

"Os termos do acordo estão condicionados à manifestação dos sócios do consórcio no bloco, bem como à aprovação da ANP", afirmou a empresa em comunicado ao órgão regulador.

A empresa já havia vendido em julho, para as duas empresas, sua participação no bloco BM-S-8, na mesma bacia, por 175 milhões de dólares cada fatia de 10 por cento.

O BS-4 fica próximo ao prospecto Libra, provável primeiro campo a ser licitado sob o sistema de partilha e cujas reservas recuperáveis foram estimadas em 5 bilhões de boe.

Apesar da venda de ativos, resultado de uma revisão de portfólio, a companhia anglo-holandesa disse que pretende continuar crescendo no Brasil e que inclusive decidiu iniciar a segunda fase do Parque das Conchas .

Os planos são de perfurar de sete a 10 poços exploratórios no país.

"Esse processo de venda de ativos não impacta na visão de crescimento e desenvolvimento que a Shell tem para o Brasil", disse a Shell em um comunicado.

Sem venda de blocos de petróleo e gás natural desde 2008, após leilões sucessivos desde 1999, o Brasil tem sido palco constante de operações de venda de participações entre companhias.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a 11a rodada de licitações de áreas de petróleo no Brasil deverá ser realizada apenas em 2012, mesmo que aprovada ainda este ano.

(Denise Luna l Reuters)

+ posts

Share this post