Rakuten espera ter mil lojas em seu shopping virtual

Maior empresa de comércio eletrônico do Japão, a Rakuten inicia em novembro um negócio novo no país: o shopping on-line. Como num centro comercial físico, o site reúne varejistas de diversos segmentos no mesmo endereço, mas cada lojista terá uma página com identidade visual própria. A empresa espera contar com mais de mil lojistas no primeiro ano.

A Rakuten entrou no mercado nacional por meio da aquisição, em junho, de 75% da brasileira Ikeda, especializada na criação de softwares para lojas eletrônicas. Como o negócio da Ikeda continua existindo, a Rakuten Shopping Online precisará de uma equipe à parte. "Serão contratadas mais de cem pessoas no primeiro ano", diz Alessandro Gil, diretor de marketing da Rakuten Brasil.

O mercado brasileiro é o nono da Rakuten. A empresa espera estar em 27 países num prazo de cinco anos. O Japão concentra grande parte da receita, com cerca de 37 mil lojistas associados. "Não estamos esperando um grande crescimento no primeiro ano, mas em dez anos o Brasil será um dos mercados mais importantes para nós", afirma Hiroshi Mikitani, CEO da Rakuten, em visita a São Paulo.

Ricardo Ikeda, presidente da Rakuten Brasil, explica que a operação iniciará com grandes varejistas, mas com o tempo deve atrair também pequenos e médios negócios. No Japão, o site vende até alimentos de pequenos produtores. O shopping recebe percentual sobre as vendas e é responsável por atrair compradores. Os consumidores podem fazer um cartão fidelidade, válido em todas as lojas do canal.

(Adriana Meyge | Valor)

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