Rio Tinto está perto de obter fatia majoritária na Riversdale

MELBOURNE – A Rio Tinto está cada vez mais perto de alcançar uma posição dominante na Riversdale Mining, à medida que tenta obter uma maior participação na empresa de carvão com foco na África, afirmaram fontes familiarizadas com a transação. Às 13h (de Brasília), as ações da Rio Tinto subiam 0,91%.

A oferta de aquisição da Rio Tinto fracassou no início da semana, quando a mineradora anglo-australiana não conseguiu garantir mais de 50% das ações da Riversdale que estava buscando até o prazo final, que expirou na segunda-feira, provocando uma mudança na sua abordagem.

Duas fontes que pediram para não serem identificadas, disseram que, desde que a oferta foi declarada incondicional na terça-feira, os investidores institucionais e fundos de índice têm vendido ações da produtora de carvão, embora a negociação com os administradores de fundos que venderão sua participação no âmbito da oferta deverá provavelmente ser concluída no início da próxima semana.

Uma fonte acredita que, com base no volume de ações da Riversdale negociado nos últimos dias, o Rio Tinto deverá obter participação de 44% a 45% na companhia de carvão.

Se a Rio Tinto alcançar a fatia de mais de 47% na Riversdale até o prazo final em 6 de abril que está buscando, a produtora de carvão continuará a ter suas ações listadas na Bolsa de Valores de Sidney. No entanto, mais ações deverão deixar de circular no mercado australiano tendo em vista que os investidores da companhia não vão querer manter um papel com uma liquidez tão baixa, declarou uma fonte. A indiana Tata Steel e a brasileira Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) possuem juntas 47% da Riversdale e parecem dispostas a não tomaram nenhuma ação por enquanto.

Diretores da CSN no Brasil disseram na terça-feira que a empresa pretende manter seus investimentos na Riversdale como um "hedge" para cobrir parte de suas próprias necessidades de carvão coque, que correspondem a cerca de 3 milhões de toneladas por ano. O diretor Financeiro da CSN, Paulo Penido, disse, no entanto, que a CSN estava aberta a possibilidades e iria esperar até 6 de abril para ver o que o Rio Tinto fará.

As tentativas da mineradora anglo-australiana para adquirir a Riversdale e, com ela, dois grandes projetos de desenvolvimento de carvão coque de carvão, em Moçambique, se arrasta desde dezembro e atraiu o interesse de mineradoras e siderúrgicas de todo o mundo.

A oferta foi prorrogada quatro vezes e no mês passado teve seu valor elevado de 16 dólares australianos por cada ação da Riversdale, para 16,50 dólares australianos, avaliando a produtora de carvão em 4 bilhões de dólares australianos (US$ 4,1 bilhões).

A Rio Tinto tinha assegurado a adesão de 41,04% dos acionistas da Riversdale para a sua proposta até a abertura do mercado na Austrália na terça-feira, abaixo dos 50,1% que desejava até a expiração do prazo para a aprovação da oferta no dia anterior.

A mineradora declarou então que, se conseguisse a aceitação de mais de 47% dos acionistas até o dia 6 de abril, pagará 16,50 dólares australianos por ação da produtora de carvão e, se conquistar uma fatia menor, a oferta será reduzida para 16 dólares australianos por ação.

O sucesso do negócio marcará a primeira grande aquisição da Rio Tinto desde a compra da produtora de alumínio canadense Alcan por US$ 38 bilhões em 2007.

(Clarissa Mangueira l Agência Estado)

+ posts

Share this post