Sam Zell anuncia saída da BR Malls

Nos últimos dois anos, o megainvestidor reduziu aos poucos sua participação na maior gestora de shopping centers do país.

A Equity International, do investidor americano Sam Zell, anunciou hoje sua saída definitiva da BR Malls, maior administradora de shoppings do país. Zell ainda detinha uma participação de 2,4% na companhia, equivalente a cerca de 240 milhões de reais.

 Nos últimos dois anos, a Equity International reduziu aos poucos sua participação na companhia que ajudou a fundar em 2006, ao lado da GP Investimentos. A gestora de recursos de Zell já deteve em torno de 20% de participação acionária na BR Malls e se desfez discretamente do último lote em fevereiro deste ano. Nos últimos 12 meses, as ações da empresa valorizaram 30%.

Procurado por EXAME, Zell afirmou que se mantém otimista em relação ao país. “Permaneço um investidor de longo prazo no país, mas ocasionalmente venderei posições devido à limitação de prazo de determinados fundos ou por outros fatores”, diz. (Leia a entrevista exclusiva com o investidor publicada na atual edição de EXAME.)

Desde 2006, a BR Malls, com sede no Rio de Janeiro, passou de um portfólio de sete para 47 shoppings no país, cujas lojas registraram receitas consolidadas de 16 bilhões de reais em 2011, 21% mais em relação ao ano anterior.

O fundo criado por Zell também anunciou hoje a venda de sua participação de 20,7% na holding de empresas do setor imobiliário BFRE, com sede em São Paulo, para o Banco BTG Pactual e Banco Panamericano. A transação fora divulgada inicialmente em dezembro de 2011, mas aprovada pelo Banco Central há poucos dias. A Equity International fizera o investimento na BFRE em dezembro de 2009.

A Equity International mantém participações em companhias como AGV Logística, GuardeAqui e o grupo imobiliário paranaense Thá, cujo controle foi comprado neste ano.

O fundo já investiu mais de 2 bilhões de dólares fora dos Estados Unidos – metade dos quais no Brasil.

(Cristiane Mano | Exame)

Website | + posts

Share this post