Samsung é a maior companhia de bens de consumo, diz Deloitte

As 250 maiores empresas de bens de consumo do mundo somaram vendas líquidas de US$ 2,8 trilhões em 2010, segundo ranking que está sendo divulgado hoje pela consultoria Delloitte. O aumento em relação a 2009 é de 8,4%. A coreana Samsung, de produtos eletroeletrônicos, lidera a lista, com vendas líquidas de US$ 134,5 bilhões; seguida da Nestlé, do setor de alimentos, com US$ 104,5 bilhões. 
 
O ranking inclui 10 empresas latino-americanas, sendo quatro brasileiras: Natura, de cosméticos (222ª posição e pela primeira vez no ranking), e as fabricantes de produtos alimentícios JBS (17ª), Brasil Foods (54ª) e Marfrig (81ª). As empresas latino-americanas somaram vendas líquidas de US$ 9,7 bilhões – uma pequena fatia do total faturado (US$ 2,8 trilhões) pelas 250 companhias -, mas contribuíram com 22,2% do crescimento apresentado pelo grupo. O ritmo de crescimento das latino-americanas (brasileiras e mexicanas, na maioria) foi 2,5 vezes maior do que o grupo das 250 companhias.
 
Dentre as dez maiores empresas de bens de consumo do mundo, além de Samsung e Nestlé, a Deloitte listou Panasonic, Procter & Gamble, Sony, Apple, Unilever, PepsiCo, Nokia e Kraft Foods. 
 
O estudo não traz dados de 2011, quando o crescimento em muitos países, Brasil incluído, desacelerou-se. Mas os consultores da Deloitte observam que o ano de 2012 mostra-se “instável” para as empresas de bens de consumo, com crise na Europa, distúrbios sociais em várias regiões do mundo e eleições em vários países desenvolvidos. 
 
Os principais mercados emergentes continuarão a apresentar as maiores oportunidades de crescimento para as empresas de bens de consumo, segundo a Deloitte. Brasil, Índia e China, na opinião dos técnicos da consultoria, devem continuar a puxar o crescimento do produto interno bruto (PIB) mundial.
 
(Valor)

 

+ posts

Share this post