Secovi nega bolha e prevê estabilidade no preço dos imóveis

O presidente do Secovi-SP (sindicato de habitação), Claudio Bernardes, negou a existência de uma bolha imobiliária no país em evento realizado nesta terça (27/11) na sede do sindicato.

Bernardes diz que não há no país um alto índice de endividamento, oferta dissociada da demanda, excesso de crédito e aumento “explosivo” de preços, que poderiam indicar processo de bolha.
 
Segundo ele, bolha acontece quando o aumento de preços ocorre motivado apenas pela expectativa de alta, sem base em fundamentos econômicos, “o que não ocorre no nosso caso”.
 
Quanto ao volume de lançamentos no ano, o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, diz que ficará entre 30 mil e 31 mil unidades. “Mas, para que se alcancem as 30 mil, muitas unidades terão de ser lançadas no último trimestre”, completa. Até setembro, foram lançadas 16.482.
 
O sindicato previa 30 mil unidades para este ano, mas, diante da queda no número de lançamentos, Petrucci chegou a dizer no mês passado que se chegasse a esse número seria um “milagre”. Números divulgados em novembro referentes a setembro, porém, apontaram recuperação no volume de lançamentos.
 
Em relação ao preço dos imóveis, Petrucci afirma que deve haver estabilização: “A grande pergunta que todo mundo faz é quando o preço vai começar a baixar, mas não acredito nem que haja queda de preços nem que subirão com força”.
 
(Folha de São Paulo)

+ posts

Share this post