Senior Solution deixará de ter bloco controlador após oferta

A concretização da oferta pública inicial de ações da Senior Solution no Bovespa Mais marcará a extinção do atual grupo de controle da companhia, que detém mais de 50% das ações.

Atualmente, os principais acionistas da companhia são BNDESPar (21,48%), o fundo de private equity Stratus (16,37%), o presidente da companhia, Bernardo Gomes, com 17,38, Antonio  Luciano de Camargo filho (17,38%) e Paulo Bueno de Mendonça (7,53%).

A oferta prevê parte primária, em que os recursos vão para o caixa da empresa, e parte secundária, em que atuais acionistas vendem papéis. O BNDESPar não está entre os vendedores e, possivelmente, após a concretização da oferta se transformará no principal acionista individual da companhia.

Conforme o estabelecido, o acordo, assinado em 2005, seria extinto em 15 anos ou no momento da realização de uma oferta pública inicial.

O Valor apurou que o Stratus quer sair do investimento e o BNDES estaria disposto a esperar um pouco mais antes de concretizar a oferta.

Na seção de fatores de risco da oferta, a Senior Solution observa que sem o grupo atual de controle poderá ficar “suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle definido”.

E acrescenta que “em especial, caso surja um grupo de controle definido e este passe a deter o poder decisório, poderemos sofrer mudanças repentinas e inesperadas das nossas políticas corporativas e estratégias, inclusive por meio de mecanismos como a substituição dos nossos administradores”.

O acordo foi assinado pela BNDESPar, pelo fundo de private equity Stratus, pela SR23 (que reúne as participações de  Bernardo  Gomes e Antonio Luciano de Camargo Filho) e pela Netage Partners (que reúne as fatias de Paulo Bueno de Mendonça, Paulo de Tarso Pescatori Dutra, Ivania Cláudia Galízia de Moraes, Eduardo Kyioshi Nishida, Elisa Pi Chi Tsai, Marcia Aparecida Batista, Mauricio Tujisoki).

(Ana Paula Ragazzi | Valor)

+ posts

Share this post