Sigdo Koppers concordam em vender participação na CTI para Electrolux

A Sigdo Koppers e determinadas partes associadas concordaram em vender sua participação majoritária na empresa chilena CTI para a Electrolux, correspondendo a aproximadamente 64% das ações em circulação. A CTI é negociada na Bolsa Valores de Santiago. Sob os termos do acordo, a Electrolux iniciará uma oferta em dinheiro para adquirir 100% das ações em circulação da CTI, por um preço de 34,87 pesos chilenos (CLP) por ação, e a Sigdo Koppers e determinadas partes associadas comprometem-se a apresentar uma proposta para sua participação de 64%.

A Electrolux iniciará a oferta em dinheiro para adquirir todas as ações em circulação da subsidiária da CTI, a Somela, também listada na Bolsa de Valores de Santiago, por 325 CLP por ação, e a CTI compromete-se em oferecer sua participação de 78,5%. O lucro líquido da CTI, com a venda de suas ações na Somela, será distribuído para seus acionistas por meio de um dividendo pré-fechamento de 4,37 CLP por ação.

Como parte da transação, a CTI também vai pagar um dividendo de pré-fechamento para seus acionistas com base em seu lucro líquido do primeiro semestre de 2011, de 1,63 CLP por ação. No total, os acionistas da CTI receberão 40,88 CLP por ação. O valor implícito de empresa para a CTI e suas subsidiárias corresponde a aproximadamente 4,4 bilhões de Coroas Suecas (SEK), ou 318 bilhões CLP. As ofertas deverão ter início dentro de dez dias úteis a partir da assinatura do acordo ontem.

No Chile, a CTI fabrica refrigeradores, fogões, máquinas de lavar roupa e aquecedores, vendidos sob as marcas Fensa e Mademsa, e é a fabricante líder com uma participação de mercado de 37%. Por meio de sua subsidiária de propriedade integral, a Frimetal, ela também detém uma posição de liderança na Argentina com a marca GAFA. A Somela é a maior fornecedora de aparelhos domésticos de pequeno porte no Chile.

Em 2010, a CTI gerou vendas consolidadas de 203 bilhões CLP (cerca de 2,9 bilhões SEK) e lucro operacional (EBIT) da ordem de 32 bilhões CLP (cerca de 450 milhões SEK), correspondendo a uma margem de 16% e um lucro líquido de 23 bilhões CLP (cerca de 330 milhões SEK). A CTI possui 1.200 funcionários e duas unidades fabris no Chile e uma unidade na Argentina.

"Esta aquisição baseia-se nos pontos fortes da Electrolux e da CTI, e proporciona oportunidades significativas de crescimento que seriam difíceis de serem alcançadas por qualquer uma das empresas individualmente. Juntos, nós vamos gerar sinergias significativas de receita e sinergias de custos relacionadas com compras e produção", disse Keith McLoughlin, presidente e CEO da Electrolux. E acrescentou que: a América Latina é importante para nossos planos de crescimento e acreditamos que haverá uma trajetória de sucesso no futuro para a junção de forças da Electrolux e da CTI".

"A Electrolux tem raízes muito fortes na América Latina, e há 15 anos somos parceiros da CTI em determinados mercados da América Latina. Estamos comprometidos com as sólidas marcas da CTI, que são destinadas para segmentos de mercado que são complementares aos da Electrolux", diz Ruy Hirschheimer, Presidente da Electrolux na América Latina para Eletrodomésticos de grande porte.

(Monitor Mercantil)

+ posts

Share this post