Sinopec e CNOOC podem fazer oferta de US$7 bi por OGX

Hong Kong – A chinesas Sinopec Group e CNOOC estão fazendo ofertas por participações em ativos detidos pela OGX, empresa petrolífera iniciante do empresário Eike Batista, em uma operação potencial de 7 bilhões de dólares, afirmaram fontes com conhecimento direto do assunto.

 OGX, parte do grupo EBX de Batista, está considerando vendas de participações em alguns de seus blocos petrolíferos depois de fazer uma série de descobertas de hidrocarbonetos nos últimos meses.

A companhia conduz atividade exploratória em 29 blocos no Brasil, a maioria em águas rasas.

O Morgan Stanley está assessorando a Sinopec, disseram duas fontes, sem dar detalhes sobre a estrutura da oferta. O Bank of America-Merrill Lynch está trabalhando com a CNOOC, disse outra fonte com conhecimento direto do assunto.

A Sinopec e a CNOOC provavelmente lançarão uma oferta conjunta, acrescentou uma das fontes, mas o valor final para um acordo ainda está sendo discutido.

"Se você olhar para os números do vendedor, você pagaria 7 bilhões de dólares (…) está em um estágio muito inicial", disse uma das fontes. "Não creio que a transação vá acontecer a um valor muito abaixo de 5 bilhões de dólares."

A notícia sobre os mandatos concedidos aos bancos e sobre o potencial tamanho para uma operação surgem depois de rumores sobre interesse informal chinês na OGX nos últimos meses, com informações da mídia afirmando que a Sinopec e a CNOOC mantiveram discussões com a OGX sobre uma participação de 20 por cento em um campo marítimo de petróleo na bacia de Campos.

Um acordo pode também incluir um equivalente em ações da OGX, disseram as fontes, mas ainda não está claro se a OGX venderá ações da companhia.

"A estrutura do acordo que está sendo colocado na mesa tem alguns componentes diferentes entre si, não é apenas no nível dos ativos, pode haver participação que a OGX queira vender", disse uma das fontes.

Morgan Stanley e Bank of America-Merrill Lynch não comentaram o assunto quando procurados pela Reuters. Representantes da Sinopec, CNOOC e OGX não puderam ser contatados imediatamente.

(Portal Exame)

 

+ posts

Share this post