Sócios buscam investidor para aeroporto de Cabo Frio

A Costa do Sol Operadora Aeroportuária, que tem a concessão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, no litoral norte fluminense, contratou o BTG Pactual para buscar um investidor interessado no negócio. O Valor apurou que o BTG tem mandato da concessionária para encontrar um comprador. O banco e a concessionária não comentam o assunto.

Francisco Pinto, presidente do conselho de administração da Costa do Sol, disse somente que não há negociação em curso para entrada de um novo acionista. "Isso não significa que no futuro não possa haver", afirmou. A Costa do Sol ganhou a concessão em março de 2001 por um período de 22 anos, renovável por igual período.

Na época, o aeroporto tinha sido municipalizado após período inicial em que a operação foi conduzida pelo governo estadual por delegação da União.

A Costa do Sol é controlada por uma holding chamada Zen, que tem como sócios Pinto e Murilo Junqueira, presidente-executivo da operadora. Os outros sócios do empreendimento são Nelson Carlini, Luis Claudio Dias Lopes e Paulo Roberto Cardoso. Em 2001, a Costa do Sol tinha outros acionistas. No mercado, comenta-se que a entrada de novo acionista daria à Costa do Sol capacidade de investir e crescer. O aeroporto, um dos poucos do país a ser explorado pelo setor privado em regime de concessão, tem 20 mil m2 de área coberta e 60 mil m2 de pátio e opera passageiros e cargas.

Nos últimos anos, Cabo Frio firmou-se como uma alternativa para a movimentação de cargas aéreas na região Sudeste. E ganhou importância como base logística para importações de equipamentos da indústria de óleo e gás. Situado próximo à Bacia de Campos, principal polo produtor de petróleo do Brasil, o aeroporto tem boas possibilidades de expandir os negócios nessa área. Outro dos planos da Costa do Sol é criar um condomínio logístico e industrial em área de 2,5 milhões de m2 vizinha ao aeroporto e que pertence à Companhia Nacional de Álcalis.

Em 2009, o aeroporto movimentou 17,7 mil toneladas de carga, quase 90% acima de 2008. Entre carga e passageiros, o aeroporto de Cabo Frio registrou faturamento de R$ 40 milhões no ano passado. O aeroporto tem pista com dimensões que permitem pouso e decolagem de grandes aeronaves.

A assessoria do BTG Pactual inclui a avaliação financeira do negócio, com projeções sobre fluxo de caixa, a ser apresentada a eventuais investidores. No mercado, há informações diferentes sobre as negociações envolvendo a Costa do Sol. Há quem considere que os sócios poderiam abrir participação para um terceiro acionista mantendo o controle. Outra versão é que haveria interesse na venda do negócio. Qualquer transação, precisará ter autorização da prefeitura de Cabo Frio, o poder concedente.

(Francisco Góes | Valor)
 

+ posts

Share this post