Software AG prepara nova expansão no Brasil

Três anos depois de começar a atuar diretamente no Brasil e de superar as metas inicialmente traçadas para o país, a alemã Software AG prepara o terreno para consolidar uma nova etapa de sua operação local, hoje já considerada a terceira maior da companhia no mundo.

A participação do Brasil na receitas globais da companhia é atualmente de 6,4%. "Acredito que esse índice possa alcançar uma fatia de 10% a 12% nos próximos anos", diz Anthony Foley, novo presidente da Software AG para o Brasil e a Argentina.

Para alcançar esses índices, o executivo diz que uma das iniciativas será aumentar a presença da Software AG nos cerca de 200 clientes que já integram a base instalada da empresa no país.

O movimento mostra o interesse da companhia em alinhar a operação local com as estratégias globais adotadas pela direção da Software AG nos últimos anos.

Mais conhecida por desenvolver sistemas para gerenciar ambientes complexos de tecnologia da informação (TI), como os mainframes – computadores de grande porte capazes de processar um volume significativo de dados -, a Software AG vem buscando diversificar seus negócios.

A empresa tem investido em pacotes batizados de excelência em processos de negócios (BPE, na sigla em inglês), que ganharam força com a aquisição da também alemã IDS Scheer pela Software AG em 2009. A estratégia combina a oferta de softwares e serviços para automatizar e trazer mais eficiência às operações, diz Foley.

Segundo Mark Edwards, executivo-chefe para as regiões das Américas, Ásia e Japão, uma das tecnologias disponíveis permite, por exemplo, definir os processos de negócios mais adequados e simular suas aplicações antes de serem implantados.

O pacote também inclui o desenvolvimento de aplicações capazes de integrar programas antigos e tecnologias mais recentes. A ideia, diz Edwards, é permitir a modernização dos ambientes de TI, sem que seja preciso investir grandes cifras em novos sistemas.

O modelo de BPE foi responsável por uma receita de € 499,2 milhões no ano fiscal de 2010. A receita total da empresa no período foi de € 1,1 bilhão, um avanço de 32% ante 2009.

Para Edwards, só agora o Brasil está pronto para essa abordagem. Ele conta que o objetivo inicial da empresa era consolidar suas ofertas tradicionais no país. "Concluímos essa primeira fase e o Brasil alcançou a maturidade tecnológica de outros mercados onde já oferecemos a modalidade de BPE", diz.

Sob esse novo cenário, a Software AG está investindo em uma nova estrutura de vendas no Brasil. Essas operações serão divididas em três unidades, com o objetivo de expandir e aprimorar a atuação em outros mercados do país, diz Foley.

A primeira divisão terá o comando de Valério Regente e cuidará das contas principais, juntamente com as atividades nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já nas regiões Sul e Sudeste a unidade de vendas estará sob responsabilidade de Renato Xavier. Os projetos de BPE, por sua vez, principal aposta para impulsionar o crescimento no país, estarão sob a alçada do executivo Milton Cruz.

Entre outros investimentos, Foley projeta para o início de 2012 a abertura de um escritório no Rio de Janeiro. Hoje, a empresa possui unidades em São Paulo e Brasília.

(Moacir Drska | Valor)
 

+ posts

Share this post