Springs Global vai mudar a logística e unificar a gestão da MMartan

A Springs Global, que comprou a fatia da varejista de cama, mesa e banho MMartan que ainda estava nas mãos das sócias fundadoras, vai mudar os sistemas de logística, unificar a administração e fortalecer a rede que hoje possui mais de 170 lojas, disse o presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva.

A Springs, que é controlada pela Coteminas, comprou por R$ 30 milhões a fatia de 35% da varejsta que permanecia com as sócias fundadoras. Assim, passa a deter 100% da empresa. A decisão foi anunciada por meio de fato relevante na noite da sexta-feira.

"Em 2009, quando compramos 65% da MMartan, a rede tinha cerca de 60 lojas. Hoje são mais de 170. Foi uma evolução excepcional", disse Silva ao Valor. "Agora achamos que valia a pena integrar tudo." Um dos objetivos associados à compra é, segundo Silva, a implementação de um sistema integrado de logística.

Apesar do período de incertezas na economia global e brasileira, Silva diz que o país "está numa condição ímpar, com um mercado interno forte e uma situação sólida – embora com taxas de crescimento menos aceleradas".

"Unificar a administração fortalece a nossa situação", diz ele. "Na medida em que se tem uma empresa integrada, podemos oferecer aos nossos clientes [os franqueados], ferramentas e sistemas melhores." Grande parte das lojas da MMartan pertence a franqueados, disse o executivo. E por isso, na sua definição, a rede se transformou muito mais numa empresa de serviços do que de varejo, oferecendo sistemas de controle de estoque, de gestão dos pontos de venda, do desenvolvimento dos produtos e suprimento.

A Springs pagará às sócias fundadoras da MMartan (mãe e duas filhas da família Rossini) R$ 30 milhões. "Para evitar uma maior emissão de ações da Springs, combinamos que vamos pagar parte em dinheiro", diz Silva, sem detalhar quanto receberão em "cash".

Com a operação, as três passam "a participar de toda a empresa e se tornam acionistas da empresa", disse Silva. "Elas têm um conhecimento grande nesse segmento do varejo e nos ajudam muito".

No informe de sexta-feira, o grupo disse que a "Springs e MMartan manterão suas respectivas linhas de produtos e estratégias de atuação no mercado e as sócias fundadoras da MMartan continuarão a contribuir diretamente para os negócios da MMartan através da participação em um conselho que se dedicará à operação de varejo da Springs."

(Marcos de Mora e Souza | Valor)

+ posts

Share this post