Steve Jobs nos disse antes o que precisávamos saber

Steve Jobs viu o futuro e levou o mundo até ele, transportou a tecnologia das garagens para os bolsos, tirou o entretenimento dos discos para os bites e transformou os dispositivos eletrônicos em extensões das pessoas que os usam.

Jobs, que fundou e administrou a Apple, nos disse o que nós precisávamos antes de nós mesmos querermos algo. Ele morreu na quarta-feira, aos 56 anos, pacificamente, conforme comunicado da família.

Em nota, a Apple observou que "o brilho, a paixão e a energia de Steve eram fontes de incontáveis inovações que enriquecem e melhoram nossas vidas". "O mundo é infinitamente melhor por causa de Steve", manifestou a empresa.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em nota que Jobs "é um exemplo do espírito da inventividade americana". "Steve estava entre os maiores inovadores americanos – corajoso o suficiente para pensar diferente, ousado para acreditar que ele poderia mudar o mundo e talentoso o suficiente para fazer isso", sustentou.

Jobs lutou contra o câncer em 2004. Passou por cirurgia e disse que estava curado. Em 2009, seguindo uma perda de peso que inicialmente atribuiu a um desequilíbrio hormonal, Jobs tirou repentinamente uma licença de seis meses. Durante aquele tempo, ele recebeu um transplante de fígado que foi anunciado publicamente dois meses depois da intervenção. Jobs tirou outra licença médica em janeiro de 2011, desta vez por tempo indeterminado. Ele nunca voltou e renunciou ao posto de executivo-chefe em agosto, mas permaneceu como presidente do conselho.

Consistente com sua discrição, ele não fez referência à sua doença na carta de renúncia. Entregou o posto de executivo-chefe para Tim Cook, seu sucessor escolhido a dedo.

Fora da sede da Apple em Cupertino, três bandeiras – a dos Estados Unidos, a da Califórnia e a da Apple – estavam a meio mastro no fim da quarta-feira.

"Aqueles que tiveram a felicidade suficiente para conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador", escreveu Cook em mensagem eletrônica a funcionários da Apple. "Steve deixa para trás uma companhia que somente ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a fundação da Apple", acrescentou.

A notícia da morte de Jobs veio um dia depois de a Apple revelar seu mais recente iPhone, que teve uma recepção morna. Tavez essa impressão mude.

Jobs abriu a Apple com um colega em uma garagem de Silicon Valley em 1976, foi forçado a deixar a empresa uma década mais tarde e voltou em 1997 para resgatá-la. Com isso, a Apple tornou-se a companhia de tecnologia mais valiosa do mundo, com valor de mercado de US$ 351 bilhões. A maior parte dessa riqueza foi criada desde o retorno de Jobs.

Jobs ajudou a mudar os computadores de uma obsessão de aficcionados por tecnologia para uma necessidade da vida moderna no trabalho e em casa. Ao transformar a indústria americana, ele teve poucos concorrentes. Em 2001, Jobs lançou o iPod, que oferecia "mil músicas em seu bolso". Em 2007, veio o iPhone, o aparelho com tela sensível ao toque. Em 2010, Jobs introduziu o iPad, tablet que foi um sucesso mesmo com os analistas dizendo que ninguém precisava realmente dele.

Perto de 2011, a Apple se tornou a segunda maior companhia dos Estados Unidos em valor de mercado. Em agosto, a empresa ultrapassou a Exxon Mobil como a companhia mais valiosa.

Quando Jobs falava nas apresentações da Apple, geralmente vestido com jeans desbotado, tênis e camiseta preta, legiões de seguidores da empresa ouviam cada palavra. Nos últimos anos, os investidores da Apple também prestavam atenção nas suas aparições para saber sobre o estado de saúde de Jobs.

Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em San Francisco e foi dado para adoção. Clara e Paul Jobs, de Los Altos, Califórnia, recebeu Jobs e nutriram seu interesse em eletrônica. Steve Jobs viu seu primeiro terminal de computador no Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, quando tinha cerca de 11 anos de idade. Ele teve um trabalho temporário na Hewlett-Packard (HP) e foi funcionário da Atari. Em 1976, na garagem da casa de seus paism Jobs abriu a Apple com seu colega Steve Wozniak.

"Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu já encontreu para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida", comentou Jobs em 2005.

(Valor por Associated Press)

+ posts

Share this post