Taesa aprova compra de participação em ativos da Abengoa

SÃO PAULO – O conselho de administração da Taesa, braço da Cemig na área de transmissão, aprovou na noite desta quinta-feira a compra de uma participação de 50% nos ativos de transmissão do grupo espanhol Abengoa no Brasil.

Estima-se que o negócio tenha sido fechado por R$ 1 bilhão, envolvendo apenas as concessões de transmissão já em operação. Está de fora da transação, portanto, a parte da Abengoa no linhão de 2.375 quilômetros que vai ligar as usinas do Madeira a São Paulo – operação em que o grupo espanhol é sócio da Eletrobras.

Antes da reunião do conselho, o presidente da Cemig, Djalma Bastos, confirmou ao Valor o interesse da companhia em ativos de transmissão e lembrou que a empresa só poderia crescer com aquisições.

Fontes próximas às empresas envolvidas na operação informaram que as negociações para a sociedade com a Abengoa tiveram início quando a empresa espanhola exerceu seu direito de preferência na operação que tinha em conjunto com a Cimy Holding, outro grupo espanhol. A Taesa tentou comprar os ativos da Cimy e não conseguiu.

As atividades brasileiras da Abengoa representaram em 2010 cerca de 20% do faturamento total do grupo, que foi de 5,5 bilhões de euros.

O negócio brasileiro é hoje a maior operação da empresa fora da Espanha. No primeiro trimestre do ano, o maior faturamento foi proveniente do Brasil.

Além de projetos de transmissão, a empresa também é investidora do setor de biodiesel no país. Em transmissão, a empresa é sócia ou dona de um total de quase quatro mil quilômetros de linhas em construção.

(Josette Goulart | Valor)

+ posts

Share this post