TAM lança oferta de troca de ações com chilena LAN

A TAM anunciou, hoje, em fato relevante, que tem início hoje a oferta pública de permuta de ações (OPA), para o cancelamento do registro de companhia aberta, e o período de aceitação da OPA por parte dos acionistas. Com a conclusão do processo, será criada, oficialmente, a Latam, empresa fruto da associação entre TAM e a chilena LAN, que será o maior grupo aéreo da América Latina e um dos 10 maiores do mundo.
 
A oferta realiza-se a partir da aprovação da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos, ocorrida ontem, para a permuta dos papéis.
 
Os investidores do Brasil que aceitarem participar da oferta receberão, na troca de suas ações, BDRs (recibo de uma ação de empresa estrangeira negociada na Bovespa) da LAN. A proporção será de um papel da companhia para cada 0,90 BDR da LAN, que tem o mesmo valor das ações ordinárias da chilena.
 
Para os acionistas localizados nos Estados Unidos que aderirem à operação, a troca será de uma ação ou ADR (recibo de ação listada no mercado americano) da TAM para cada 0,90 ADR LAN, que equivale a uma ação ON da chilena.
 
A OPA permanecerá válida por 33 dias a partir de hoje, com prazo final em 12 de junho, quando ocorrerá o leilão das ações.
 
Atualmente, os papéis da TAM representam 8,163 milhões de ações ordinárias, 75,413 milhões de preferenciais, correspondentes a 83,577 milhões papéis do capital social da empresa. Do total do capital social da TAM, 15,303 mil são detidos pelos acionistas controladores e 866,527 mil pela empresa Costa Verde Internacional.
 
Com a operação, os famílias controladoras de TAM e LAN, Amaro e Cueto, respectivamente, terão 38% da empresa resultante. Os Cueto terão 24,07% e os Amaro, 13,52%. Apesar da diferença do volume de ações, um documento assinado pelas duas famílias prevê o controle compartilhado, pesos iguais e voto único no conselho de administração.
 
(Daniela Meibak | Valor)

+ posts

Share this post