Temos interesse nas concessões de aeroportos, diz dono da Avianca

Os empresários José e German Efromovich, dono da Avianca, estão interessados em disputar as concessões de aeroportos à iniciativa privada. Eles vão avaliar todos os projetos oferecidos pelo governo e decidir para quais vão oferecer propostas de investimentos.

“Aeroporto é um investimento que interessa para o grupo. Nós trabalhamos com infraestrutura e vamos olhar todos os projetos oferecidos”, afirmou o empresário Jose Efromovich nesta quinta-feira.

O grupo Sinergy, que reúne os negócios da família Efromovich, possui investimentos no setor aeroportuário na Colômbia. Eles também são donos da empresa aérea colombiana Avianca, que controla um terminal no aeroporto de Bogotá. O grupo Sinergy possui investimento em aviação, infraestrutura, petróleo e na indústria naval, principalmente.

Os irmãos Efromovich estão avaliando qual a melhor configuração para disputar as concessões no Brasil. Eles podem participar do consórcio por meio do grupo Sinergy ou da própria Avianca.

A dúvida se deve às incertezas sobre as regras dos leilões, que poderão limitar a presença de companhias aéreas nos projetos. No caso do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, por exemplo, o governo limitou a participação das aéreas a 10% do capital votante.

Com a Avianca, o grupo Sinergy poderia disputar apenas 10% do projeto. Mas essa fatia poderá ser maior se os irmãos Efromovich resolverem entrar nos consórcios com outra empresa do grupo.

Outra possibilidade é formar um consórcio com a Avianca e outra empresa do grupo, além de parceiros. “Só descartamos qualquer tipo de associação com concorrentes da Avianca”, diz Efromovich.

Para os projetos de concessão dos aeroportos de Guarulhos e Brasília, o governo ainda não detalhou se haverá algum tipo de limite para a participação das companhias aéreas. A Secretaria de Aviação Civil anunciou nesta terça-feira que o governo concederá 51% desses aeroportos ao setor privado, que será sócio da Infraero.

(Marina Gazzoni l iG)

+ posts

Share this post