ThyssenKrupp e Outokumpu vão unir ativos de inox

A alemã ThyssenKrupp informou hoje, em comunicado, que chegou a um acordo com a finlandesa Outokumpu Oyj acerca da venda de suas operações de aço inoxidável, em um acordo que avalia a unidade Inoxum em cerca de 2,7 bilhões de euros (US$ 3,6 bilhões).
 
Conforme a Thyssen, o acordo celebrado prevê a manutenção de uma fatia minoritária na operação resultante da combinação dos ativos, com recebimento de quantia significativa em dinheiro.
 
Em comunicado emitido hoje, a ThyssenKrupp informa que manterá uma participação de 29,9% na nova companhia, que receberá os ativos da Inoxum e da Outokumpu.
 
Na semana passada, as duas companhias haviam confirmado rumores de que estavam em negociações envolvendo os ativos e uma potencial fusão nessa área.
 
Além da aprovação “em linhas gerais” por parte dos conselhos de administração, a transação já foi aceita pelos trabalhadores das companhias, que se reuniram nesta manhã. “O acordo inclui regras de proteção a unidades fabris e funcionários. O alto forno em Krefeld será gradualmente desligado, até o fim de 2013 (…) O forno de Bochum será preservado ao menos até o fim de 2016”, diz o documento.
 
Em nota da semana passada, as companhias informaram que a nova empresa teria 18 mil funcionários e vendas de mais de 10 bilhões de euros.
 
(Stella Fontes | Valor)

+ posts

Share this post