TIM confirma oferta pública de ações

A TIM anunciou hoje que fará uma oferta pública de ações no Brasil e em Nova York. Serão emitidos 190.796.858 de papéis, que, ao preço de fechamento de ontem, levantariam R$ 1,7 bilhão para a companhia. O pedido será protocolado nesta quinta-feira na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), informou a operadora em fato relevante. A operação, aprovada ontem pelo conselho de administração da empresa de telefonia móvel, foi antecipada pelo Valor.

Os recursos ajudarão a companhia a financiar a compra da AES Atimus, empresa de telecomunicações do grupo AES. O negócio, fechado por R$ 1,6 bilhão, será concluído no início do quarto trimestre, segundo estimativa da própria TIM. A operadora tem baixo endividamento, mas avalia que pode tirar bom momento que suas ações atravessam no mercado para levantar recursos – os papéis da empresa acumulam valorização expressiva neste ano.

A oferta será feita no Brasil, no mercado de balcão não organizado, no exterior, por meio de ADRs (sigla em inglês para recibo de ações nos EUA). Em fato relevante enviado à CVM, a TIM informou que os acionistas controladores vão exercer seu direito de prioridade na oferta para manter a participação acionária que detém na empresa. A Telecom Italia detém 67% do capital da operadora, que excede consederavelmente a parcela necessária para ter o controle – por esse motivo, acreditava-se inicialmente que a TIM pudesse fazer também uma oferta secundária.

A TIM concluiu em julho sua migração para o Novo Mercado da BM&F Bovespa, fechando um processo de reestruturação operacional e financeira que durou dois anos. Com uma forte aposta nos consumidores da classe C, a operadora tem crescido em ritmo acelerado – também em julho, ultrapassou a Claro e chegou à vice-liderança do mercado brasileiro de telefonia móvel.

(Talita Moreira | Valor)

+ posts

Share this post