Total compra 20% de bloco da Shell

SÃO PAULO – A petroleira francesa Total anunciou hoje a aquisição de 20% da licença da Shell no bloco BM-S-54, da Bacia de Santos.

De acordo com a companhia, a Shell permanece com 80% de participação e mantém-se como principal operadora. A aquisição está sujeita à aprovação das autoridades brasileiras.

O bloco offshore, localizado cerca de 200 quilômetros ao sul do Rio de Janeiro, cobre uma área de 700 quilômetros quadrados com uma profundidade de 2 mil metros.

A Total informa que a aquisição faz parte da estratégia de ampliar sua presença nas atividades de exploração e produção de petróleo no Brasil. "Esta fatia está próxima a um bloco muito produtivo, o BM-S-11, onde os campos de petróleo de Tupi, Iara e Iracema foram descobertos, e vai permitir que a Total participe da promissora exploração na área do pré-sal da Bacia de Santos", disse o vice-presidente sênior da companhia, Marc Blaizot, em um comunicado.

O início da perfuração está previsto para o final deste ano, dependendo da aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

(Daniela Braun | Valor)

+ posts

Share this post